E Ele Habitou (Vaieshev) – por Ap.Yves Garcia

Leia: Gênesis. 37:1– 40:23 (Parashá – Porção)

Amós 2:6-3:8, Atos 7:9-16 (Haftará – Profetas, Escritos e o Novo Testamento)

Começamos nesta porção a história dos patriarcas, aqui em especial José, e como D-us o escolhera para uma missão profética, vemos como a sinceridade de José de trazer noticias do mau comportamento de seus irmãos ao seu pai Israel, e a Inveja de seus irmãos em vê José como preferido pelo Pai, Causaram um grande problema no relacionamento de sua Família. Neste capitulo 37, vemos como D-us já havia revelado através de sonho a José como ele seria usado para proteger sua família de uma futura fome que viria sobre toda aquela região, e todos iriam num futuro se prostrar diante dele em busca de Ajuda. Como a Torá é cheia de lições para nossas vidas, aqui aprendemos que quando temos uma grande benção para o futuro reservado,
devemos ter sabedoria em não dizer para todas as pessoas que encontramos por ai, pois quase sempre suscita um sentimento de inveja por parte dos outros, podendo nos causar uma serie de problemas. Os irmãos com inveja de José o vende aos Ismaelitas, que o vende para Potifar o Oficial de Faraó do Egito.

No decorrer desta porção, encontramos uma história triste e estranha de Judá e Tamar, pois Judá teve três filhos, e o Primeiro casou-se com Tamar, e por ser mau, D-us o Matou, e o segundo para suscitar descendência a seu irmão casa-se com Tamar, mas para não ter filhos dela derramava o semem em terra, e D-us também o Matou. E Judá pede para Tamar voltar para casa de seus pais, até o terceiro filho crescer e pudesse tê-la como esposa. Mas por Tamar querer fazer parte da descendência de Judá (de Judá Veio o Messias) se veste de Meretriz e assim engana Judá que tem relações com ela, e Tamar pede o Selo, o cordão e Cajado de Judá como penhor até ele pagar pela relação. Assim avisam Judá que Tamar havia adulterado e estava grávida, logo Judá manda puni-la, mas ela com sabedoria manda dizer a Judá que o pai do filho que esta esperando era do homem desde selo, cordão e cajado. Logo Judá diz:E conheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu, porquanto não a tenho dado a Selá meu filho. E nunca mais a conheceu. Eu aprendo muito com a atitude de Tamar, mesmo tendo muitas pessoas merecendo ser envergonhadas publicamente, devemos ter sabedoria em não expô-las, principalmente se são de nossas famílias, devemos resolver entre nós mesmos, pois evitaremos problemas ainda maiores.

Voltamos à continuação da vida de José agora no Egito na casa de potifar, a Torá diz que José era homem Bonito de aparência e de Corpo, isso explicar porque a mulher de potifar queria por varias vezes que ele se deitasse com ela, e José por temer a D-us e ter respeito à potifar fugia sempre que ela o provocava ou ficavam sozinhos, e D-us abençoou grandemente a casa de Potifar por amor de José. Mas a mulher pega as veste de José que foge dela, e ela chama os guardas para dizer que José queria possuí-la a força, e potifar manda José para a prisão. Aqui uma palavra atualíssima, pois vivemos tempos que pessoas não buscam o temor de D-us em suas atitudes, uma mídia como TV com suas novelas e filmes, Internet e Revistas, que supervaloriza o prazer carnal e a prostituição descarada, nos chama a atenção como José sabia que um momento de prazer colocaria todo o plano de D-us em sua vida por águas a baixo, e sabia que tal ato seria pecar contra D-us. Assim muitos Jovens por serem de boa aparência devem fugir de meninos e meninas que o tentam por um momento de prazer, abandonar os propósitos de D-us, façamos como José, EU ESCOLHI ESPERAR. José é levado para a prisão onde revela os sonhos dos encarcerados o Copeiro chefe e o Padeiro chefe, que ambos seriam soltos e apenas o Copeiro chefe sobreviveria. Agora nesta passagem temos uma relação muito profunda, de José quando estava na casa de seu pai, ele também tinha sonhos, e a bíblia não diz diretamente que José sabia a interpretação, mas pasme ele sabia sim, pois ele diz: Tivemos um sonho, e ninguém há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos.Gênesis 40:8. Então percebemos que D-us havia dado a José a capacidade de interpretar sonhos, tanto os seus sonhos quando via as estrelas se prostrarem diante dele, que significavam os seus familiares, e também os sonhos dos carcereiros, onde um sobreviveria (Copeiro) e o outro morreria (Padeiro). Isso tem uma lição muito profunda para nossas vidas, mesmo vivendo num mundo de adversidades e problemas, devemos ter uma consciência clara de quem somos no Reino de D-us, e sabermos que todo pecado que cometemos seja por pensamento, palavras ou atitudes, praticamos na verdade é contra D-us e contra o seu propósito em nós. Devemos saber também que as lutas que José passou foram para seu crescimento espiritual e para que no momento certo ele pudesse ter maturidade e não cedesse ao pecado e para que desfrutasse da benção de D-us. Que a vida de José não seja uma mera história infantil, mas uma profunda lição de vida para nós.

Fazendo uma Correlação (Midrash) – Haftará

Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Judá, e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do SENHOR, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais. Por isso porei fogo a Judá, e ele consumirá os palácios de Jerusalém. Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Israel, e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos, Amós 2:4-6.

Eu me surpreendo com as relações profundas de cada texto, aqui o profeta Amós mostra as transgressões da Tribo de Judá, a tribo de onde veio Jesus O Messias, talvez esse seja o motivo desta porção no capitulo 38 falar sobre Judá com Tamar sua nora, e seus Perez e Zera. Mostrando que Judá seria punida, mas, que o Messias na sua vinda perdoaria os pecados de Judá. E assim como Jacó foi peregrino na terra, assim foi O Messias, quando peregrinou em Israel, morreu e ressuscitou, e aguarda o momento determinado pelo Pai para Implantar seu Reino Visível. Se analisarmos bem, existe uma relação profunda entre José e o Messias, Ambos tiveram que sair da casa dos Pais para cumprir a Missão de Salvar seu Povo.

Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará? Amós 3:7-8.

Aqui nesta profecia contra Israel, que são às mesmas cometidas por Judá, e aqueles povos estrangeiros que Israel adotou seus ídolos e práticas perversas, D-us destruiria os povos idolatras e puniria Israel com o Exílio! Mostrando que Ele é soberano e quer fidelidade de seu povo à aliança firmada.

E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele. E livrou-o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa. Sobreveio então a todo o país do Egito e de Canaã fome e grande tribulação; e nossos pais não achavam alimentos. Mas tendo ouvido Jacó que no Egito havia trigo, enviou ali nossos pais, a primeira vez. E na segunda vez foi José conhecido por seus irmãos, e a sua linhagem foi manifesta a Faraó. José mandou chamar a seu pai Jacó, e a toda a sua parentela, que era de setenta e cinco almas. Atos 7:9-14.

Concluímos esta porção mostrando que o texto de atos é a confirmação dos planos de D-us de enviar para o povo de Israel e para as Nações O Seu Messias Salvador, onde sua vinda como descendente do Rei Davi, está ligada a tudo que Ele prometeu aos patriarcas, neste caso aqui a Israel, Judá e José, pois tudo que José passou foi para mostrar que mesmo quando tudo coopera contra a vontade de D-us, é sempre D-us que Sai Vitorioso e seus planos nunca são Frustrados.

Você sabia?

Rashi 40:1 diz que o Copeiro chefe e o Padeiro chefe foram condenados a prisão porque Faraó encontrou uma mosca no copo e no pão, e diz que Faraó perdoou o copeiro, pois comprovou que ele não tinha com evitar que a mosca caísse no copo, já o padeiro ficou comprovado que a mosca ficou no pão por desatenção dele.

Anúncios

Deixe uma resposta