E ele Partiu (Vaietsê) – por Ap.Yves Garcia

Leia: Gênesis. 28:10– 30:2 (Parashá – Porção)

Oseías 11:7-14:9, João 1:43-51 (Haftará – Profetas, Escritos e o Novo Testamento)

Na continuação das porções, vemos a fuga de Jacó para outra cidade, fugindo da irá de seu irmão, e estando cansado, no caminho deitou-se e pôs sua cabeça em uma pedra como travesseiro, e sonhou com uma escada que ligava o Céu e a Terra, e os Anjos de D-us subiam e desciam sobre ela. Muitas são a interpretações sobre este evento, mas também uma a minha pessoal, acredito que estar relacionado com a promessa feita a Abraão, pois logo que tem a visão D-us reafirma que não deixaria Jacó, pois Nele(Jacó) e na sua Descendência seriam abençoadas todas as Famílias da Terra, veja: E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; E a tua descendência será como o pó da terra, e 
estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; Gênesis 28:13-14. É como se D-us estivesse dizendo: Jacó(Povo de Israel), Eu escolhi vocês para serem LUZ para as Nações da Terra, e de Você Virá o MESSIAS, e RESTAURAREI toda a Terra, a Ponto de não haver mais Pecado, e os Céus se Unam com a Terra, e EU O ETERNO Ande Visivelmente com Minha Criação, Como era No Éden. Jacó após acordar consagra aquele lugar e o Chama de Betel, (Casa de D-us), e chegando ao local de destino encontrasse com Labão seu tio e trabalha 14 anos por Raquel a mulher Amada, pois foi enganado por Labão, que após os primeiros 7 anos de trabalho entregou a filha mais velha como Mulher chamada Lia, elas tinham servas chamadas de Zilpa(de Lia) e Bila(Raquel), e Todas concedem Filhos a Jacó, (Posteriormente após a entrega da Torá no Sinai, viria a proibição escrita de que o Homem não poderia ter mais de uma Mulher, provérbios diz: Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Pr 5:18.).  São Este os Filhos de Jacó: de Lia: 1 – Rubem ( Eis um Filho), 2 – Simeão (Ouvido), 3 – Levi (Unido), 4 – Judá ( Louvor), 5 – Issacar (Alugar), 6 – Zebulom (Honra) de Bila: 7 – Dã ( Juiz), 8 – Nafitali (Lutando), de Zilpa: 9 – Gade ( Boa Sorte), 10 – Aser (Felicidade), de Raquel: 11 – José (Acrescentou), 12 – Benjamim ( Filho da Mão Direita). Irmãos é Fantástico! Mesmo em tudo D-ushonrou Jacó, e após todo o tempo que Passou trabalhando para seu Sogro, Ele voltou para a Terra de Seus Pais, fazendo assim com um paralelo onde Israel voltará com todos os dispersos de cada Tribo, e Habitará em Segurança conforme D-us prometeu a Abraão: E disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. Gênesis 13:14-15, Isso já se deu inicio em 1948, com a Criação do Estado Moderno de Israel.

Fazendo uma Correlação (Midrash) – Haftará

Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que chamam ao Altíssimo, nenhum deles o exalta. 8 – Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como Admá? Te poria como Zeboim? Está comovido em mim o meu coração, as minhas compaixões à uma se acendem. 9 – Não executarei o furor da minha ira; não voltarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; eu não entrarei na cidade. 10 – Andarão após o SENHOR; ele rugirá como leão; rugindo, pois, ele, os filhos do ocidente tremerão.11 – Tremendo virão como um passarinho, os do Egito, e como uma pomba, os da terra da Assíria, e os farei habitar em suas casas, diz o SENHOR. 12 – Efraim me cercou com mentira, e a casa de Israel com engano; mas Judá ainda domina com Deus, e com os santos está fiel. Oséias 11:7-12. Este texto parece contraditório, como pode o Povo da Aliança ter virado as costas para seu D-us e adulterado com falsos deuses? Deixe-me dar uma explicação, a grande vontade de D-us é que todos venham ao arrependimento, pois o verdadeiro arrependimento não acontece apenas na consciência mais também em atitudes concretas, mostrar no dia a dia que abandonou o pecado, e este princípio também serve para definirmos o que é Fé, pois Fé não é só “Crer” mais sim praticar o que Crer, isso é o que os reformadores esqueceram-se de Enfatizar ou explicar melhor, pois vemos nos dias atuais crentes descompromissados com o testemunho de Fé, e acabam Envergonhando o nome de D-us o verdadeiro, não cumprindo seus mandamentos com Amor e Fidelidade. Então O Eterno Usa Vida de Oseías, para Mostrar ao Povo que Era Necessário um Arrependimento Verdadeiro para Colocar o Povo de Volta no Caminho da Salvação, pois sem um Verdadeiro Arrependimento não podemos Agradar a D-us, mesmo Ele nos Amando. Isso Serve de Admoestação para Todos os Cristãos que Fazem parte da Família de D-us (Efésio 2:19), Mesmo D-us não tendo Rejeitado Israel, os Rebeldes Foram Punidos e perderam sua Salvação por desobediência aos Mandamentos da Torá, assim muitos Cristãos Perderam por acharem que a Graça de D-us é uma Concessão para Pecar, e ignorando também os Princípios dos Mandamentos que nos ajudam a preservar a Graça de D-us no Messias Yeshua (Jesus). Mas a mensagem de Oseías é de Esperança, pois mesmo que nós venhamos a cair, se tomarmos uma posição de arrependimento, podemos ficar Tranqüilos que o Senhor lança nossos pecados no mar do Esquecimento, Glória a D-us por sua Misericórdia!!!.

O texto de João 1: 43-51 diz: No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

Percebeu? Que estudar as porções bíblicas anualmente é fundamental para nosso Crescimento espiritual, e como as passagens estão relacionadas? Aqui vemos como Natanael é surpreendido por Yeshua que Relata o Local em que ele estava e o Sonho que Teve? Mostrando que Jacó teve esse Mesmo Sonho e que Ele Yeshua O Messias de Israel estava diante deles, era Cumprimento das Promessas que colocaria Israel e as Nações na Posição que D-us nunca Esqueceu: Serem Santos, Nação de Sacerdotes e habitantes dos Novos Céus e Nova Terra, A Nova Jerusalém.

Você Sabia?

O Midrash conta que quando Raquel viu sua irmã dando vários filhos a Jacó, pensou que havia algo de errado consigo mesma, e que certamente a irmã tinha algum mérito que lhe faltava. No auge do desespero, Raquel diz a Jacó uma frase impactante: “Dê-me filhos, ou morrerei!” (Gênesis30:1). Na leitura literal, daqui os Sábios estabeleceram uma famosa máxima: “quem não tem filhos no mundo é como se estivesse morto” (Nedarim 64b).

Anúncios

Deixe uma resposta