E Ele Mostrou-se (Vaierá) – Por Ap. Yves Garcia

Gênesis. 18:1 – 22:24,(Parashá – Porção)

2Reis 4:1-37 , 2Pedro 2:4-11 (Haftará – Profetas, Escritos e o Novo Testamento)

Abraão recebe a visita dos enviados do Senhor que lhe anuncia o plano Eterno de que D-us havia proposto na vida de Abrão, que Através de um Milagre, Ele teria um Filho (Isaque) com Sara, de modo a dar continuidade a semente que Traria o Messias, Jesus o Filho de D-us (João 3), Então Abraão Sabe do Juízo de D-us sobre as Cidades de Sodoma e Gomorra (Onde Morava Seu Sobrinho Ló),  e começa a Interceder por Ela Junto a D-us, O Exemplo de Abraão Nos Ensina que Devemos ser Intercessores e Não Juízes, pois à D-us Pertence o Juízo. Ló Recebe os Enviados do
Senhor e passa à saber do Juízo, e Começa a preparar sua Saída da Cidade, e Logo Sua Mulher que Estava Presa aos Pecados da Cidade e desobedecendo as ordens de D-us de não olhar para traz, transformasse em uma estatua de Sal, no momento que Começa a Destruição da Cidade. Abraão Passa por uma grande Prova, para sacrificar seu único Filho, mas D-us prover antes de Tudo um cordeiro, onde nos Mostra o grande Contraste que Existe nesses dois eventos com Abraão e a cidade de Sodoma, Abraão mesmo contra as circunstancias sempre Foi Fiel as Ordens de D-us e não se desviou, e os habitante de Sodoma e Gomorra eram também Fieis as Ordens daquelas Cidades, onde fazer o que era errado contra a Vontade de D-us era a Regra, a tal ponto que toda a riqueza da cidade era intocável, motivo esse de eles quererem possuir e destratar qualquer Visitante, a regra era Ser Egoísta, Sem amor para com próximo, numa grande degradação Moral. O que podemos aprender neste primeiro momento, é que D-us nos quer Com discernimento para saber conhecer o caminho da Verdade e Desprezar o engano, mesmo que venha por meio de uma Autoridade.

Fazendo uma Correlação (Midrash) – Haftará

No tempo dos Reis de Israel, sempre houve Reis Bons e Maus, neste contexto que acontece a Haftará o Povo estava sobre o Reinado de Jorão, Filho de Acabe, e mesmo tendo derrubado o Ídolo Baal, fez coisas que desagradaram ao Senhor como fez Jeroboão filho de Nadabe que construiu um Bezerro de Ouro (1 Reis 12:28, e em consequência disso o povo vivia em Situação de Miséria e abandono, E é neste Cenário que Eliseu é Usado por D-us, e começa a fazer muitos Milagres, um desses é o da Viúva pobre que Multiplica seu azeite a partir de sua Única Vasilha de Azeite, que era para se manter e pagar os Credores, e não queria que seus filhos virassem escravos, assim D-us fala aos nossos corações, pois quando achamos que tudo acabou D-us pega aquilo que achamos que não temos mais e consideramos pouco ou desprezível, e Multiplica, em outras palavra ele quer Pegar a única coisa que está em nossas vidas e transformar em grande Benção, façamos isso hoje, digamos a D-us a única coisa que temos, pois Ele vai Multiplicar, pois não está tudo Acabado..

Um grande contraste acontece com a carta de 2 Kefa (Pedro), onde o Apóstolo nos alerta contra os Falsos Mestres e falsos Discípulos que Praticam e tomam como verdade tudo aquilo que vai contra a vontade de D-us , fazendo da mentira “Verdade”, a ponto do Apóstolo fazer uma comparação com a Cidade de Sodoma e Gomorra, onde Fizeram da Mentira e Pecado, Hábitos para suas Vidas, e a consequência foi a sua Destruição, que Hoje Possamos Ser Santos, adequando nossas Vidas Nos Princípios e mandamentos do Senhor, pelo Privilegio de Sermos Salvos pelo Filho de D-us que Nos Amou para que vivamos em Boas Obras Agradando ao Senhor e Não a Homens Desviados do Reto e Santo Caminho. Que em Nossas Vidas O Eterno Possa Se revelar assim Como a Nosso Pai Abraão.

Você Sabia?

Que no Tratado de San’hedrin 109 Afirma o Seguinte: Plotit, Filha de Ló, era casada com um dos homens mais poderosos de Sodoma. Certa Vez, viu um pobre desnutrido na rua e se compadeceu. O que fez ela então? Todos os dias, ao sair para buscar água, enchia seu jarro com todos os tipos de alimentos que tinha em sua casa e alimentava este pobre. E filhos de Sodoma perguntaram como aquele pobre homem conseguia sobreviver? Então descobriram que era a filha de Ló que o ajudava, então o que fizeram? Tiram as roupas dela cobriram-na de mel e as abelhas a picaram-na até a morte.

Anúncios

Deixe uma resposta