Estudo sobre o Livro de Apocalipse Capitulo 2 – Por Ap. Yves Garcia

Capitulo 2

Apocalipse 2:1-7

1 – ESCREVE ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:

2 – Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.

3 – E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.

4 – Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

5 – Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

6 – Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.

7 – Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

O Verso primeiro mostra o destino da carta, ao anjo da igreja, acredito que faz referencia ao líder responsável desta congregação, talvez a palavra anjo não faça referencia neste caso aqui aos “anjos celestiais” mas, “anjo” no sentido de Enviado, Líder ou Pastor de Cada Congregação. Este verso fala Daquele que anda no meio das sete menorás, ou seja, Yeshua Está com sua Congregação(Igreja) Todos os Momentos, e não é de se estranhar que conheça todas as virtudes e pecados de seu povo. Esta primeira carta Enviada a Éfeso me chama muito a atenção, Éfeso era a comunidade mais importante da Ásia, pois eles tinham que lidar com as Religiões Locais e essa cidade era um grande centro religioso, irmãos atentem a situação desta Igreja, a deusa pagã Ártmis(Atos 19:35) era adorada nesta cidade e o Ocultismo era o que sustentava as praticas religiosas de muitos Efésios. A Igreja foi fundada por Priscila e Áquila(Atos 18:18), sob orientação de Paulo, e lá tornou um grande centro de evangelização, posteriormente Timóteo substitui Saul(Paulo)(1Tm 1:3), a tradição Cristã diz que o Apostolo João Viveu em Éfeso, (Irineu, Eusébio). Muitas vezes nos assemelhamos a essa Igreja, pois tinham varias virtudes, mas Jesus como sonda os corações sabe que muitas vezes nos esquecemos do primeiro amor, entendo que esse primeiro amor, se fora do contexto pode representar varias coisas, mas como eles estavam sempre ativos no serviço da evangelização, entendo que eles perderam o zelo pelo Senhor, não diria as emoções fortes e apaixonadas, mas a Kavaná,( Intenções do Coração), não fossem mais sinceras diante de D-us. Irmãos essa palavra é muito tocante, pois vivemos e fazemos a obra do Senhor, mais além disso, não podemos deixar que o dia-a-dia nos faça perder o zelo, devemos viver sempre com a consciência de onde o Senhor nos resgatou e vivermos uma vida de Arrependimento e Consagração sempre tendo o Senhor em nosso pensamento e ações. Neste caso Yeshua Tiraria o Castiçal, se uma pessoa viver o resto de sua vida sem Zelo, então ela não terá como obter a vida eterna. Agora é claro que são aceitáveis outras interpretações para essas passagens, mas que não saiam do contexto, é bem interessante a interpretação dos comentaristas bíblicos que dizem que essa igreja por não ter voltado ao seu primeiro Amor foi retirada, de fato hoje onde era essa Igreja, tornou-se território da Religião Islâmica, Atual Turquia.

Obras dos Nicolaítas, uma religião demoníaca que pregava a Idolatria e o Pecado sexual. Vou deixar uma pergunta a nosso querido(a) leitor(a), será que existe algumas Denominações que se dizem Cristãs que possuem praticas Idolatras e até sexuais? E isso é Odiado pelo Senhor, então devemos voltar a Torá(Pentateuco) para vigiarmos mais nossos procedimentos e sabermos o que vem e o que não vem de D-us. Agora por essa cidade ser um centro da Adoração a deusa Ártemis e práticas Ocultistas, podemos perceber que os nicolaitas estavam pregando essas práticas. Amados Irmãos prestem bem atenção nestas palavras, Ouça o que o Espírito Diz as Igrejas e ao que vencer, essa é uma mensagem de Alerta, ou seja, é posto condições para aqueles que já servem a Cristo e receberam a salvação, de continuar seu Zelo por D-us e viver sempre em Consagração, pois somente ao que vencer poderá herdar o Premio dessa Vitória.

Apocalipse 2:8-11

8 – E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:

9 – Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.

10 – Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

11 – Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.

Aqui nos deparamos com uma passagem que infelizmente no nosso mundo Cristão é muito mal entendido, pois surge nessa passagem “um” antisemitismo, ao afirmar que Jesus era contra os Judeus e as Sinagogas, e quem as freqüentavam eram filhos de Satan. Mas percebemos aqui, que essa citação aos Judeus e a sinagoga de Satanás, referece ao Mesmo problema encontrado na Igreja de Gálatas onde existiam os Gentios que se passavam por Judeus, ou seja, para deixarem de ser perseguidos pelos próprios Judeus e o império Romano, se submetiam aos ritos Judaicos, como a circuncisão e guarda da Torá, com o Intuito de serem aceitos na comunidade e com isso imporem aos demais irmãos da comunidade igual jugo  para obterem salvação, em outras palavras, buscavam a Salvação não mais pelo sacrifício único e aceitável de Cristo, mais agora pelo Legalismo da Torá, onde o Rabino Saul(Apostolo Paulo), combate essa deturpação da Torá, e os chama de Judaizantes, ou seja, na verdade os Judaizantes Identifico como os Gentios, e não os próprios Judeus, pois não faria sentindo dizer que alguém não é Judeu se ele Nasceu Judeu, é com se eu dissesse que Alguém que nasceu no Brasil, não fosse Brasileiro. E constituíam a sinagoga de Satanás, pois praticavam doutrinas que estavam totalmente fora dos princípios ensinados por Yeshua e os Apóstolos. Yeshua diz que aqueles que se dizem Judeus e não são e que constituíam a sinagoga de satanás estão em blasfêmia, pois quando olhamos atualmente percebemos muitas doutrinas estranhas à bíblia, por exemplo, as doutrinas da Substituição que afirma ser a igreja o Israel espiritual e particularizam todas as promessas e as alianças dadas a Nação Judaica, e esquecendo que D-us nunca esqueceu Israel, como citado em Jeremias 31, Deuteronômio 30. Sabemos que Esmirna era muito perseguida e talvez essa perseguição os desmotivassem, então Jesus deixa uma mensagem de Esperança que eles passariam por elas e até morreriam, mas que se mantivessem fieis, pois receberiam a Coroa da Vida . Assim somos nós, não podemos deixar que as adversidades nos tirem da posição de Santidade e fidelidade ao Senhor, haja vista que essas perseguições são usadas para nos aperfeiçoar, após sermos aperfeiçoados pelas adversidades dessa vida, herdaremos a coroa da vida, viveremos e Reinaremos com Cristo Eternamente, e a conseqüência da segunda morte, não nos afetará, ou seja, aqueles que morreram sem D-us e não buscaram em vida viver Justificados diante do Senhor iram ressuscitar, porém para condenação eterna Junto com o Diabo e seus anjos, sendo lançados no lago de fogo e enxofre.

Apocalipse 2:12-17

12 – E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:

13 – Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

14 – Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.

15 – Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.

16 – Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.

17 – Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

Sempre a palavra do Senhor é comparada a uma espada de dois gumes, pois pode dividir todas das coisas, as boas das ruins, o certo do errado. Aqui Jesus cita o martire Antipas, o que chama a atenção aqui é por que ele era conhecido dessa comunidade, isso mostra a grande consideração que Jesus tem por aqueles que o servem de todo coração em santidade. Uma das admoestações aqui citada está no fato de existirem nessa comunidade pessoas que faziam os filhos Israel comerem alimentos sacrificados a ídolos e se prostituissem, cometerem os mesmo pecados ensinados por Balaão a Balaque, pois se diretamente não conseguiam fazer os Judeus pecarem, começou a usar as fraquezas deles e sutilmente todos pecavam. Ainda existiam os Nicolaítas, quem ensinavam doutrinas de Idolatria e Imoralidade. E a mensagem é arrependam-se os que praticam esses pecados e os responsáveis de levarem a congregação a pecar, iria provar do Julgamento do Senhor. Qualquer semelhança com doutrinas e praticas existente hoje por Igrejas Cristãs não é mera semelhança. Agora fica a admoestação: Aquele que vencer…., ou seja, salvação se perde, claro que a intenção de D-us é que todos se arrependam, mais ele respeita a decisão daquele que optar em não persevera até o fim, o fim desse será muito doloroso. Mas ao que vencer darei uma pedra branca, essa pedra branca era utilizada antigamente como uma espécie de senha, somente aquele que a possui poderia entra nas festividades publicas, neste caso o Reino de D-us.

Apocalipse 2:18-29

18 – E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:

19 – Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.

20 – Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.

21 – E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.

22 – Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.

23 – E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.

24 – Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.

25 – Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.

26 – E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,

27 – E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.

28 – E dar-lhe-ei a estrela da manhã.

29 – Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Aqui há um grande alerta para aqueles que toleram Jezabel, e se alimentam dos seus sacrifícios Idolatras, mas gostaria de fazer um paralelo com nossos dias, acredito que todos que esquecem de D-us sem duvida estão em idolatria, e isso é condenável pelo Senhor, assim todo aquele que se alimenta da Idolatria está se prostituindo, isso digo deste aquele que se prostra diante de uma imagem e lhe servem orações e rezas até um ateu que se alimenta de suas convicções e de seu ego. E o Juízo de todos esses se não se arrependerem é cama, ou seja, doença de morte. Agora como Jesus sabe disso? Se olharmos para Jesus como Aquele que é o Verbo Ativo da criação não ficará difícil entender. Agora para fechamos esse capitulo dois, algo me chama a atenção, assim como Jesus recebeu autoridade para Julgar as Nações e impor sobre o pecado o devido castigo, assim aquele que vencer receberá dEle a mesma autoridade, para Julgar as nações com vara de ferro, e a vara de ferro dá um sentido de severidade. E a estrela da manhã é a presença de Jesus Aquele anunciado por Balaão, “uma Estrela surgirá de Jacó” Números 24:17.

Referencias:

Bíblia Judaica Completa – Dr David H. Stern

Comentário Judaico do Novo Testamento – Dr. David H. Stern

Bíblia de Estudos Proféticos – Tim LaHaye

Bíblia de Estudo Defesa da Fé – CPAD

Novo Testamento King James – Edição de Estudos

Comentário Bíblico NVI – F.F Bruce

Comentário Bíblico Popular – William Mac Donald

Bíblia Hábil 3.0.

Imagens: http://prdavifreitas.blogspot.com.br/2010_11_14_archive.html

http://www.santajerusalem.com/br/menora/menora-estrela-de-david-pequena-30cmx20cm.html

Deixe uma resposta