Shofar – Um Toque de Volta a Jerusalém – Ap. Yves Garcia

O Shofar um instrumento utilizados nas festividades Judaicas, em especial Rosh Hashaná, tem sido uma das grandes Restaurações da Fé Cristã, não que esse instrumento tenha poderes ou que tenha substituído os mandamentos, mas que sendo utilizados de maneira correta, aplicado propósitos bíblicos e respeitando sua devida utilização, nos ajuda a entender e temer mais o D-us de Israel Nosso Senhor.

A Palavra Shofar, deriva da Palavra Shefer, que quer dizer Chifre, a matéria prima utilizada para confecção do Shofar, geralmente se utilizar Chifres de Carneiros ou Antílope Africanos, para confeccionar o Shofar dos Judeus do Iêmen, nunca de Boi, para não associar com o evento de Bezerro de Ouro.

Êxodo 19:5

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

Êxodo 19:16

E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.

Apocalipse 1:10

10 – Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta

Analisando os textos, a palavra traduzida por sonido corresponde ao Hebraico Kol, que quer dizer VOZ, onde o som produzido pelo toque do shofar não era como de buzina, mas que o som vinha de Alguém que tinha VOZ, diferente de uma buzina que geralmente é acionado sem necessariamente alguém ter Voz, então eis uma revelação para nossas vidas: quando o Shofar era Tocado, anunciava que o próprio D-us estava no meio do povo e que todos deveriam ter reverência e voltar para os seus mandamentos, pois o Shofar anuncia a Voz do Senhor para lembrarmos também que esse D-us tem princípios e esses princípios se encontram e suas Eternas Palavras, e Yeshua é a Torá Tabernaculando (habitando) dentro de cada um de Nós.

Levítico 25:8-9

Também contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos.

Então no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra,

7 Semanas-Anos X 7 Anos= 49 Anos + 1= 50(Jubileu)

Percebemos que D-us após determinado período ordena que fosse tocado o shofar, pois anunciava um dia de grande alegria e livramento, assim é o Nosso Eterno que nos chama para uma Restauração total na pessoa de seu filho Yeshua: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR. Lucas 4:18-19.

Os Toques do shofar nos falam profundamente, a tradição Judaica nos ensina recitarmos a seguinte benção antes de se tocar o Shofar:

Baruch Atá Adonai, Elohêinu Mélech HáOlan, Ashêr Kidshânu Bemitsvotav, Vetsivanu Lishmôa Kol Shofar! BeShem Yeshua Hamashiach, Amém.

“Bendito és Tu Adonai, Nosso D-us Rei do Universo, que nos santificaste com os teus Mandamentos, e nos Ordenastes ouvir a Voz do Shofar! Em nome de Jesus O Messias , Amém.

Pelos temos Três Tipos específicos de Toques:

  1. Tekiá(Explosão ou Toque): Laaaaaaaaáh – Espiritualmente devemos sair De: um Lugar Para: outro.
  2. Shavarim-Teruá(Toque Repicado ou Macio) – Laaaaaaáh, Laaaaaaáh, Laaaaaaáh, lá, lá, lá, lá. Devermos nos armar pois o inimigo está por Perto.
  3. Tekiá-Gedolá: Laaaaaáááááhááááááááá – Grande milagre ou intervenção divina vai acontecer.

Este ultimo toque também nos fala da grande volta do messias e nos convoca a estarmos sempre vigilante e em santidade aguardando a volta do Ungido:

Isaías 27:13

E será naquele dia que se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que foram desterrados para a terra do Egito, tornarão a vir, e adorarão ao SENHOR no monte santo em Jerusalém.

O Shofar também é um instrumento de convocação: Levítico 23:23-25

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação. Nenhum trabalho servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao SENHOR.

Percebemos que D-us quer nossa atenção fixa para ele, pois nos convoca a estarmos com ele em Santa Convocação, neste caso a festa de Rosh HáShaná, pois ele quer nossa atenção para a próxima Festa que segue: Yom Kipur, nos purificaremos através do arrependimento coletivo para em Tabernaculos ele habitar conosco Espiritualmente e em breve Literalmente.

I Corintios 15:52-53

Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

O Shofar anuncia também nossa ressurreição, pois é anunciada com o toque da ultima Trombeta, de modo que estaremos para sempre com Senhor.

Toques de Shofar nas Escrituras:

  1. Êxodo 19:16 e 20:18 – O som do shofar faz as pessoas tremem de medo (no sentido religioso) para o Senhor.
  2. Ex 19:19 – O Senhor responde as orações do povo.
  3. Lv 23:24 – festa que comemora a sábado.
  4. 10:1-10 – Como o sinal de partida e de guerra, festas, os holocaustos e ofertas pacíficas.
  5. Josué 6:8-9 – O shofar é tocado na batalha, e antes que a Arca da Aliança , que simbolicamente representa a presença eterna do Senhor de Israel.
  6. Josué 06:16 e 20 – O shofar precede um grito grito profético.
  7. Juízes 3:27 – o shofar foi tocado os primeiros dias.
  8. Juízes 6:34 – Gideão tocou o shofar após ser tocado pelo Espírito de Deus .
  9. Juízes 7:8,20,22 – O shofar foi tocado pela israelitas que estavam pedindo para a espada de Deus, e este grito foi ouvido.
  10. I Sm 13:03 – O shofar foi tocado para chamar a atenção das pessoas.
  11. II Sam 2:28 e 18: 16 – O shofar foi tocado de parar uma guerra.
  12. I Rs 01:34 – O Shofar era tocado para a unção do Rei de Israel (A Unção é delegar a liderança).
  13. Rs II 11:14 – O shofar foi tocado para destronar o rei.
  14. II Cr 13:08 – O Shofar era tocado em tempos de grande celebração e alegria.
  15. Salmo 47:5 – Quando o Senhor Deus (YHVH ) aumentou na vitória.
  16. Cr 29:26,28 II – Salmos 150:3 – Salmo 98:6-II Sm 06:15, Is 27:13 – Instrumento sacerdotal louvor e adoração ao Senhor Deus de Israel.
  17. Cr II 05:13 – Quando os trombeteiros e os cantores louvaram a Deus agradecendo, ea nuvem ou presença de Deus cobriu o templo.
  18. Cr II 13:14 – O shofar foi tocado durante a guerra.
  19. Jr 04:19 – O shofar anunciou a guerra.
  20. Jr 06:17 – Um toque de despertar para Atalayas.
  21. Jr 42:13,14 – Um toque para os rebeldes.
  22. Joel 2:01 – O shofar é soado para anunciar o dia do Senhor .
  23. JL2: 15 – O shofar foi tocado para chamar as pessoas ao jejum e à santidade em uma reunião solene.
  24. Zc 9:14 – o próprio Deus vai contra os seus inimigos, tocando o shofar.
  25. Mt 24:31 – enviará os seus anjos com o som do shofar.
  26. I Coríntios 15:52 – O shofar soará e os mortos ressuscitarão.
  27. I Tessalonicenses 4:16 – descerá do céu com o som do shofar.
  28. Ap 1:10 e 4:1 – O som do shofar é como a voz de Deus.
  29. Rev 08:06 – O shofar é tocado pelas hostes angelicais.

É necessário que Tokêa, aquele que toca o Shofar seja um homem que busque sempre em D-us força, Temor, Unção e Sabedoria, pois sem tais o Shofar não passará de um Cimbalo que Retine, ou seja, sem valor. Tokêa tem que expressar através do toque a unção que está sobre sua vida, para que a presença de D-us possa ser sentida, ouvida e praticada, evitando fazer do Shofar um instrumento banalizado sem propósitos para sua execução.

Um Shofar sem duvida é uma das grandes bênçãos encontrada nas Escrituras, de modo que tudo que venhamos a fazer seja feito para que o Nome do Eterno receba as Devidas honras e Glorias,

Sigamos essa recomendação :

Salmos 150:3

Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.

Referencias:

Livro Temas Judaico-Messianicos – Autor : Rab Marcelo Miranda Guimarães, Ed AMES ,

Site: http://es.wikipedia.org/wiki/Shofar acessado 17/09/2012 as 23:00hs

Bíblia Hábil.

Fonte Imagens: http://www.shofarsunite.info/

Anúncios

Deixe uma resposta