O PROPÓSITO DA LIDERANÇA – Por Dr Myles Munroe

Shalom Queridos,

A um ano atrás e fui presenteado com um box de DVDs, por um amigo de ministério, líder e discípulo, Pr Adenildo Carvalho, e francamente já tinha ouvido falar do autor destes dvds, porém nunca tinha parado até então para conhecer seus ensinamentos, eram dvds do Dr. Myles Munroe, ele ministrou para uma plateia de 1800 líderes evangélicos que são muitíssimo conhecidos e influentes no Brasil e alguns no mundo, e isso me chamou mais ainda minha atenção, eu assistir todos os dvds com minha esposa, no trajetos que fazíamos ao ir e voltar do trabalho, desde lá minha compreensão sobre liderança foi impactada, e pensei em transcrever os ensinamentos do DVDs em algum momento, porém com o corre corre do trabalho e ministério, acabei não realizando, e recentemente pesquisando na internet, encontrei em um site, e achei o que estava procurando, exatamente um resumo do cinco dvds do congresso, como é de domino publico, cito a fonte e compartilho e recomendo que nosso lideres possam tirar um tempo para ler e meditar esses ensinos, e posso declarar que irá mudar e impactar seu ministério, sua liderança, sua família, suas finanças, Boa Leitura!

Em nosso fraterno Shalom,

Apóstolo Yves e Bispa Quécia Garcia.

 

O PROPÓSITO DA LIDERANÇA SERVIDORA 

Dr. Myles Munroe

ORIENTAÇÕES INICIAIS PARA OS LEITORES

Este trabalho foi extraído de cinco DVDs gravados da Conferência “O propósito da liderança servidora”, ministrado pelo Dr. Myles Munroe, das Bahamas, promovido pela ESLAVEC – Escola de Líderes Associação Vitória em Cristo, e realizada no Monte Real Resort Hotel (Águas de Lindóia/SP), de 26 a 30 de outubro de 2009. Todas as palestras tiveram como intérprete o Pr. Gidalt de Alencar.

DADOS DA TRANSCRIÇÃO

Como este trabalho foi extraído de palestras, torna-se necessário que descodifiquemos certos recursos de pontuação e digitação que destaquem o clima local de alguns instantes, as variações emocionais do conferencista, suas ênfases, etc.

Como o conferencista falava em Inglês e utilizava um intérprete, o trabalho de transcrição tornou-se difícil, pois precisamos comunicar para nossos leitores o que se ouvia, o que se via e as reações do público. Por isso, tivemos que adaptar certas frases, mas sempre com o cuidado de não distorcer o sentido daquilo que o palestrante tentava comunicar.

Abaixo, algumas dicas dessas variações observadas:

  1. a) Quando o conferencista falava frases imitando a arrogância de certas pessoas, ao defenderem seu ponto de vista, essas frases foram grifadas com aspas e negrito;
  1. b) Quando o conferencista repetia uma citação bíblica, ela foi grafada entre aspas e em itálico;
  1. c) O conferencista costuma parafrasear trechos bíblicos, ou imagina frases que devem ter sido ditas em determinados momentos bíblicos, nós apenas os grafamos por aspas, mas sem os recursos de negrito ou itálico;
  1. d) Como o conferencista é muito bem-humorado, tomamos a liberdade de colocar entre parênteses a reação da plateia em determinados momentos;
  1. e) Como são citados muitos personagens durante as palestras, e como poderia haver alguma confusão entre suas ações, suas ideias e as de Deus-Pai e Jesus Cristo, optou-se em grafar os pronomes referentes a Deus com inicial maiúscula (Ele, Tu, Te, Lhe, etc.);

SINOPSE DAS PALESTRAS

PRIMEIRA PALESTRA

Nada acontece, nada muda, nada se desenvolve, nada melhora e nem é corrigido sem liderança. É o que defende Dr. Myles Munroe nesta mensagem elucidativa, que mostra um novo ângulo de entender-se o conceito de liderança, o desafio número um da raça humana. Após fazer algumas analogias, explicou que os verdadeiros líderes não vivem pelo que vêem, mas de acordo com o que pensam e suas atitudes.

SEGUNDA PALESTRA

A tônica desta mensagem é fazer as pessoas refletirem sobre sua atuação como líderes no Reino de Deus. Uma das questões abordadas por Dr. Myles Munroe é que a liderança não está diretamente ligada à quantidade de pessoas que seguem o líder, mas aos propósitos deste. Outro ponto destacado é a dificuldade de os pastores se relacionarem com suas ovelhas e a importância de preparar um sucessor.

TERCEIRA PALESTRA

Nesta mensagem, Dr. Myles Munroe ministrou sobre a fé e a questão de a pessoa se  tornar aquilo o que ela fala e crê. Além disso, ressaltou que Deus criou o homem para dominar sobre todas as coisas, o que não significa controlar, manipular ou oprimir. Ao contrário, liderar é inspirar, ajudar a desenvolver e treinar pessoas.

QUARTA PALESTRA

Dr. Myles Munroe revelou, nesta mensagem, o princípio que mudou a vida dele: Deus dá a provisão para aquilo que Ele nos chama a fazer. Segundo o conferencista, cada indivíduo possui dentro de si um líder escondido, um potencial que precisa ser desenvolvido. Por isso, advertiu para o fato de a cultura estar limitando as habilidades das pessoas e as capacidades de trabalharem seu dom e talento.

QUINTA PALESTRA

Nesta mensagem Dr. Myles Munroe nos motiva a refletir e mergulhar no maravilhoso entendimento da liderança de Jesus Cristo, mostrando também que o homem é hábil para liderar por meio da sabedoria provinda de Deus. Além disso, revela a sua própria definição para liderança, que atualmente é usada por muitos estudiosos e considerada a mais completa.

Que todos tenham uma boa leitura, e aproveitem os ensinos aqui ministrados pelo Dr. Myles Munroe. São nossos votos, ao transformarmos esta conferência numa obra literária. 

Prof. Walmir Damiani Corrêa

www.elevados.com.br (2010)

 1

LIDERANÇA: UMA BRECHA

A SER OCUPADA

INTRODUÇÃO

Esta é uma reunião histórica. Você nunca esteve nessa reunião antes e nunca vai voltar a essa reunião novamente. Vocês estão fazendo história, esta noite.  Então, ouça cuidadosamente, ouça a voz de Deus.  Jesus disse que se algumas pessoas concordarem sobre qualquer coisa na Terra, será feito pelo nosso Pai, que está no Céu. Então, nós devemos nos dar as mãos e concordar, enquanto oramos.

Eu nasci para treinar líderes em nações em desenvolvimento. Esse é o propósito para a minha vida. Acordo todos os dias com esse propósito e é por isso que me sinto em casa, neste momento.

Eu quero que você pegue a Bíblia, neste momento, e um caderno de anotações, pois durante esta conferência eu vou levar vocês a uma jornada em que estaremos visitando a mente de Deus. Nós estaremos visitando o coração de Jesus a respeito do conceito de liderança. 

Eu entendo que todos vocês que estão aqui, neste lugar, são líderes em algum tipo de capacidade e Liderança é um tipo de matéria muito difícil. Para muitos é complicado.  Existem líderes em todas as partes do mundo que têm capacidades diferentes, mas que ainda não entendem o que significa liderança, porém eu quero falar do conceito de Deus sobre Liderança e meu tópico esta noite é:

1.1  DEFINIÇÕES PRELIMINARES

Estamos falando do poder de Liderança, sendo servo ao mesmo tempo. É um conceito que foi reintroduzido na Terra por Jesus Cristo, que estava aqui, no princípio, quando Adão nasceu.

Isso fala sobre você entender a liderança pessoal. O que eu estarei falando nesta série vai  deixar  muitos  de  vocês  impressionados  porque  vai  contra  a Filosofia de Liderança que existe no mundo.

Eu quero começar com algumas definições sobre Liderança:

1)          Nada acontece sem liderança;

2)          Nada muda sem liderança: pode ser uma Igreja, uma comunidade, uma nação, uma organização, nada muda sem liderança;

3)          Nada se desenvolve sem liderança;

4)          Nada melhora sem liderança: Isso é muito importante. Se você quer que as coisas mudem, se você quer que a sua nação melhore, se você quer que a sua Igreja melhore, se você quer que a sua família melhore, tem que começar com a liderança;

5)          Nada é corrigido sem liderança: Quando algo está errado, e precisa ser corrigido, a liderança tem que agir;

6)          Todo mundo, em todo lugar, o tempo todo, todos estão sendo dirigidos: não existe um só momento em sua vida onde você não está sendo dirigido por alguém. Você está sempre sendo dirigido. É por isso que você veio a este evento. Alguém te trouxe aqui, te dirigiu até aqui. Nós estamos sempre debaixo da influência de alguma liderança.

1.2  TODA PESSOA É UM LÍDER EM POTENCIAL

A liderança determina tudo, é indispensável e necessária. Liderança é a natureza de Deus, a cultura de Deus, a mentalidade de Deus.  Observe que Deus nunca criou um servo, um escravo, Ele nunca criou um seguidor.  Deus criou líderes. Você está aqui esta noite porque você é um líder e é por isso que, no fundo do seu coração, você veio a esta conferência. No profundo do seu espírito, você tem um desejo de liderar, porque o nosso psique está aberto para a Liderança.

A Liderança é o desafio número um da raça humana. O mundo hoje está sofrendo por causa de líderes incompetentes, sem treinamento. Isso é muito importante: a maior parte dos líderes do mundo atual jamais foi treinada, especialmente os líderes políticos. Como o voto não é um treinamento, é por isso que nós temos dificuldades nos países e nações: eles fazem uma avaliação dos políticos pela quantia de votos que recebem e não pela sua preparação.

É por isso que a Igreja também está passando por tantos problemas: a maioria dos nossos pastores não foi treinada para ser líder. Eles foram consagrados líderes, mas não treinados. Assim, Precisamos entender que a unção não é um treinamento, que o poder nunca poderá tomar o lugar da preparação. É por isso que esta conferência é mais importante do que uma conferência de pastores, pois é uma conferência de Liderança, uma conferência de treinamento.

1.3  OS DOIS ADÃOS

Existiram dois Adãos no planeta Terra: o primeiro não teve pais, não teve família, não teve infância. Como ele nunca cresceu, também nunca recebeu treinamento. Ele não passou de um adulto instantâneo, tanto assim que diante da sua primeira tentação, ele caiu.  Liderança instantânea: Pode ter certeza de que Deus diria: “Não é bom.”

Então Deus disse: “Vou mandar outra Liderança e desta vez vai ser um bebê. Ele vai ter pai, mãe, vai ter uma infância, vai ter uma adolescência: ele vai crescer, e não será instantâneo. Ele vai ter a oportunidade de aprender a obedecer, a estudar, vai crescer em sabedoria, em conhecimento, em relacionamento com os homens. Esse Adão vai aprender com as coisas que ele vir, ao crescer.”  Diante da sua primeira tentação, Ele teve sucesso.

É por isso que todo líder verdadeiro tem mentores. Você veio a este evento e essa foi a decisão mais sábia que você teve como um líder. Afinal, você entende que a sua unção não é o bastante, que o seu poder não é o bastante, que os seus dons não são suficientes, que línguas não é o bastante e até que até os seus estudos teológicos não são o suficiente.

É por isso que depois que Adão caiu Deus nunca mais conseguiu confiar num ser humano. Depois disso, quando Deus quer usar um homem, Ele o registra, faz sua inscrição para uma conferência de Liderança.  Quando chamou Abraão, Ele disse: “Eu gosto de você, você é justo, mas você não foi treinado. Eu vou te treinar, vou te testar, e quando Eu estiver convencido de que você está totalmente preparado, Eu vou te dar uma nação.”

1.4  A IMPORTÂNCIA DO LÍDER

Nós precisamos de líderes competentes, eficazes, treinados, líderes que tenham o princípio do centro da vida, líderes morais, espirituais, líderes sensitivos, líderes que possam dar conta… Nós precisamos de líderes-servos, líderes em quem Deus possa confiar, e você está para se tornar um deles. Esta conferência vai transformar a tua maneira de pensar sobre você mesmo e sobre a tua habilidade de Liderança.

Deixe-me fazer uma declaração que você vai encontrar em muitos livros que já escrevi: “um exército de ovelhas comandado por um leão vai sempre derrotar um exército de leões comandado por uma ovelha.” Por quê? Porque liderança pode transformar covardes em guerreiros poderosos, pode transformar pessoas medrosas em pessoas corajosas.

O leão e a águia são dois líderes do reino animal com os quais Deus se identifica. Tanto é assim que Deus chama Jesus de “O Leão da Tribo de Judá”.  Veja que Deus também disse que nos protegeria debaixo das “Suas asas de águia”. 

Por que será que Deus se identificou com esses dois representantes do mundo animal?  Porque eles são líderes: a águia no reino das aves e o leão no reino animal. Isso quer dizer que se você quer ser um líder, precisará estudar mais de perto esses dois animais, uma vez que o próprio Deus se identifica com eles. Ele os criou e colocou nesses dois animais qualidades únicas que os fazem líderes.

Vamos estudar um pouco isso.  O leão não é o animal mais alto da floresta, nem o mais forte, não é o maior animal na floresta, nem o mais poderoso. Podemos até dizer que também que ele não é o animal mais inteligente. Mas, mesmo assim, é o rei da floresta, o líder. 

Diga para o seu vizinho: “Isso é uma esperança para você!”  [risos]  Isso está querendo dizer que você não precisa ser o mais alto, o mais forte, o mais poderoso, o mais inteligente, mas assim mesmo você pode exercitar a liderança, estar no controle.  Pode estar certo de que o leão cancela todas as tuas desculpas.  [risos]

1.4.1  Atitude

Afinal, o que faz do leão um líder, se não é o seu tamanho, a sua força, a sua inteligência, o seu poder… O que o transforma num líder?  Apenas uma palavra: ATITUDE.  Nenhum treinamento do mundo cria um líder, a não ser que o treinamento mude a atitude dele. A Liderança nasce da atitude.

O leão e o elefante

O leão é um animal estranho: ele olha para o elefante, 50 vezes maior, 300 vezes mais pesado, 200 vezes mais poderoso, mais alto, mais forte… Mas o leão olha para o elefante e pensa:  ALMOÇO!  [risos[

Por que isso é importante?  Porque os verdadeiros líderes não vivem pelo que vêem, mas como eles pensam.  Os seguidores vivem pelos que eles vêem e os líderes pelo que pensam. 

ALMOÇO…  Então, cada vez que você tiver um problema, como algo que você não pode comprar para a sua Igreja, você não tem dinheiro para pagar a propriedade, não pode aumentar o prédio… Não fique deprimido!  Olhe para o problema e diga: ALMOÇO!

Atitude…  O segredo para a Liderança do leão é a atitude. O que é a atitude?  De onde vem?  Qual é a fonte da atitude?  Isso é muito importante que saibamos.  Atitude é um produto da crença. O leão acredita em algo sobre si próprio e isso parece fazê-lo maior que o elefante, mais forte que o elefante. Se o sistema de crença te faz acreditar no teu potencial, nas tuas próprias qualidades, nas tuas fontes, essa crença produz confiança. 

Os líderes são pessoas estranhas. Eles andam por aí com uma confiança forte, mesmo quando estão com problemas. Os líderes são loucos. Eles sempre vão te deixar nervoso, porque dizem coisas que parecem impossíveis. Eles prometem coisas pelas quais não podem pagar!  Eles têm algo lá dentro de si mesmos que os fazem falar por fé:  ALMOÇO!

Confiança é a habilidade que faz você conseguir seus objetivos, baseado em uma convicção:  É possível. O leão acredita que o elefante é o seu almoço, age de acordo com essa crença e começa a ensaiar a estratégia, andando abaixado em volta do elefante.  A sua crença alimenta a sua criatividade… Ele move-se devagar… Ali está aquele elefante enorme, mas ele se move em redor, não alimentado pela sua visão, mas pela sua crença. Ele se move em direção ao elefante. Parece que ele é louco, mas ele continua se movendo com convicção.

E o elefante?  Ele olha para o leão, sabe que é maior, mais alto, mais forte, mais poderoso, mais inteligente, tem condições de destruir o leão, mas quando o encara, ele pensa:  “O CHEFE!  Ele veio para me cozinhar.”  Deixe-me lembrar vocês que o elefante age da maneira que ele vê. 

É por isso que você deve sair desta conferência com uma atitude diferente. Eu vim aqui para trabalhar na tua atitude e isso quer dizer que eu tenho que trabalhar no teu sistema de crença. 

Jesus estava sempre dizendo: “Você crê nisso?”  “Se você pode crer…”  “Você crê nisso?”   Se o homem crê, assim será feito a ele.  A maior parte da tua vida ainda está à tua frente, mas está amarrada pela tua crença. 

A diferença entre o líder e o seguidor está na atitude. A atitude é natural, controla a maneira que você age, a forma como você responde à vida. A atitude pode abrir ou fechar porta de oportunidades, determina as limitações.

Você não pode ser um líder até que a sua atitude seja mudada. A atitude é um produto da crença e ninguém pode viver acima dos limites da sua atitude. Ninguém pode viver além dos limites da sua crença, pois sua vida está amarrada por esse sistema.  A sua vida é o que você pensa que deve ser e a atitude é demonstrada na sua personalidade.  A atitude é a manifestação da sua atitude e a Filosofia é um produto de idéias.

Davi e Golias

Golias… Quase três metros de altura! E Davi?  Seus irmãos eram experts com uma espada, escudo, capacete…  O rei era um expert com uma espada, escudo, capacete,e aí vem um jovem aparentemente descompromissado, não era um expert, não parecia ser do primeiro time, nem do segundo, mas ele tem experiência. E Deus diz: ”Eu vou fazer algo novo. Eu vou usar algo que não é ortodoxo. Uma arma. Estou indo de encontro a uma pessoa que pode que não pode fazer nada grande.  O garoto olha para o gigante e pergunta aos soldados israelitas: “Por que vocês ainda não o mataram?”  ALMOÇO!!!

Vá para sua casa com novas ideias, com ideias que você nunca tentou antes, e diga:  ALMOÇO!!!  Na solução dos seus problemas, você tem experimentado armas antigas. Os teus problemas já sabem o que você vai fazer: vai se preocupar, ficar com medo, deprimido, com medo. O teu problema já te conhece muito bem. 

Aí vem o garoto Davi. “Olá, problema! Você vem a mim com uma espada e você sabe que eu tenho medo de espadas, como aquelas dos meus irmãos. Todo mundo tem espadas, como os americanos, britânicos, europeus em geral, mas eu não sou expert. Eu não uso espada,  apenas estilingues.”   [risos na plateia]

Deus vai te levantar para fazer algo no ano que vem, algo que a tua Igreja jamais viu. Você vai e ele não foi treinado para lutar contra uma pedrinha (pelota).

Deus vai te dar algumas ideias nesta conferência. Quando você voltar para casa, o diabo vai ficar confuso. Saiba que Liderança nunca repete a si própria; os líderes nunca repetem a mesma estratégia porque são muito criativos. Deus nunca fez a mesma coisa duas vezes. Leia na sua Bíblia! Jesus nunca repetiu o mesmo milagre. Liderança é algo inovador. 

ALMOÇO!!!  Vá e agarre o teu elefante!  Em 2010, este evento será maior ainda, porque Deus nunca vai repetir a mesma coisa. 

2

FILOSOFIA GREGA:

UMA HERANÇA MALDITA

2.1  REINOS E COLÔNIAS

Eu nasci em Bahamas, lugar lindo, cheio de praias, um paraíso. Quando eu nasci, Bahamas não era uma nação, mas uma colônia britânica. Somente reis têm colônias.  O Brasil também foi uma colônia.

Na minha terra, antes de sermos uma nação, nós não éramos donos de nada, porque estávamos sob o domínio de um reino. Por 259 anos nós fomos uma colônia. Não éramos proprietários de terras, nem das florestas, não éramos donos dos animais, pois num reino, os cidadãos não são donos de nada. 

Deus é um rei e a Terra é d’Ele e toda a sua plenitude. Ele é dono de tudo, das coisas do mundo e de quem vive neste mundo. É tudo propriedade privada do Senhor. Assim também era em Bahamas, que era conhecida como a “Terra da Coroa”.  A floresta era chamada de “Floresta Real”, os pássaros eram chamados de “Pássaros Reais”…

Estranho… Muito estranho…  O rei é dono de tudo, pessoalmente, dono da nação, Assim, antes de atirarmos num pássaro, nós precisávamos perguntar para o rei: “Nós podemos matar o teu pássaro?”  E ele dizia: “Sim.”  Então nós matávamos o pássaro, e dizíamos: “Obrigado, rei!”  Depois, íamos comer frutas e tínhamos que perguntar ao rei: “Podemos comer as tuas frutas reais?”  E o rei dizia: “Sim.”  Pegávamos, então, as frutas, comíamos e dizíamos: “Obrigado!”  Se quisemos construir uma casa para morar, tínhamos que perguntar para o rei: “Será que eu posso derrubar algumas das tuas árvores para fazer madeira e construir uma casa para mim em uma das tuas terras?” E o rei respondia. “Sim, pode fazer isso.”  Cortávamos, então, as árvores, as transformávamos em madeira, fazíamos a nossa casinha e enquanto vivêssemos naquela casa, não esquecíamos de repetir: “Obrigado, rei!”  “Obrigado!”  “Obrigado!”  “Obrigado!”

Então Deus diz: “Todos que usam o meu oxigênio (aspira vagarosamente) deveriam me louvar. (aspira)  “Obrigado!”  (aspira novamente)  “Obrigado!”  (aspira)  “Obrigado!”  É por isso, que no Reino de Deus, não deve existir um momento específico para se louvar. (aspira)  “Obrigado!”  (aspira)  “Obrigado!”   Nós nunca devemos parar de louvar:  (aspira)  “Obrigado, Jesus!”  Nós nunca devemos parar de adorar.  (aspira)  “Obrigado!”  É como diz o salmo:  “Eu louvarei ao Senhor todo o tempo. Seu louvor estará continuamente na minha boca.“  (Salmos 34:1)   Todos que usarem o Seu fôlego, precisam Lhe agradecer!

Espero que ninguém mais, a partir de hoje, tenha que te pedir para louvar ao Senhor! Ele é o Rei, o dono da atmosfera!  É o couro dos Seu gado que protege nossos pés do chão! É… O gado de Deus está debaixo dos nossos pés. 

Sempre que você andar por aí, não esqueça de agradecer:  “Obrigado!”  A pele do carneiro está aqui em volta do teu corpo, protegendo-o do frio. Não esqueça de agradecer por isso também!  “Obrigado!”

Que ninguém precise fazer você adorar ao Senhor novamente!  Louvai-O todo o tempo!  Adorai-O todo o tempo!  [aplausos]

2.2  O IMPÉRIO ROMANO

A região de Roma já era habitada por volta do ano 1400 aC. e o império contribuiu muito para o desenvolvimento no mundo ocidental, de várias áreas de estudo como o Direito, teoria militar, Arte, Literatura, Arquitetura, Linguística, e a sua História persiste como uma grande influência mundial, mesmo nos dias de hoje. Sua língua falada era o Latim, que deu origem ao português, francês, italiano, espanhol e romeno.

O império resultou do esforço de expansão crescente do poderio de Roma, durante os séculos III e II  aC., quando a população dominada aumentou de quatro milhões (250 aC) para 60 milhões (30 aC), o que representava 25% da população mundial conhecida na época. Nessa área dominada estavam Israel, o Egito, a Península Ibérica, Germânia (atual Alemanha), etc. Quanto à língua falada, o grego era mais falada no território oriental, o Latim no território ocidental.

Os principais grupos sociais existentes no Império eram os patrícios (proprietários romanos de terra), os clientes (parceiros comerciais dos patrícios), os plebeus (artesãos e lavradores) e os escravos.

Os romanos acreditavam em muitos deuses, parte deles pertencentes aos povos conquistados.  Os deuses gregos, por exemplo, após a invasão, passaram a confundir-se com os deuses romanos.

Na Judeia, uma das províncias romanas no Oriente, facções políticas locais se digladiavam em fins do século I a.C. De um lado, a aristocracia e os sacerdotes judeus aprovavam a dominação romana, pois os primeiros obtinham vantagens comerciais e mantinham o monopólio da religião.

Voltando à conquista da Grécia, para efeito de entendimento do assunto a ser tratado posteriormente, pode-se afirmar que Roma conquistou os gregos militarmente, mas foi por eles conquistado culturalmente.

2.3  FILOSOFIA 

Filosofia… É uma palavra que a Igreja precisa se adaptar a ela novamente, porque você não pode se tornar além do seu sistema de crença. Você só vai mudar onde o seu sistema de crença muda. Você não pode liderar além da sua filosofia e a sua filosofia é o seu sistema de crença.  Então, o propósito de Deus é mudar a sua filosofia.

Como Filosofia é uma grande palavra, vamos dividi-la. Ela é resultado da junção de duas palavras: FILO (amar) e SOFIA (pensar). Quer dizer então, que filosofia é você estar amando os seus pensamentos, as suas idéias, e é por isso que os filósofos gostam tanto de falar das suas ideias.  Platão, Sócrates, Aristóteles, eles passavam o dia inteiro lá no mercado falando sobre as suas idéias, repetindo e repetindo, até que as pessoas passaram a crer nelas.  Os filósofos amavam e acreditavam nas suas ideias, nos seus pensamentos.

2.3.1  Filosofia em geral

As idéias foram se tornando teorias, e as teorias foram se tornando um sistema de crença e o sistema de crença em estilo de vida. Tenho certeza de que vocês vieram para esta conferência com as suas filosofias, pois nenhum ser humano vive sem filosofia.

Você tem a sua filosofia pois ela é a fonte dos teus pensamentos e os pensamentos comandam o mundo. Você crê nos teus pensamentos, vive nos teus pensamentos e então você se torna os teus pensamentos, você se transforma na tua filosofia.

Por que eu estou falando sobre isso?  Porque a sua Liderança começa com a sua filosofia: suas ideias sobre quem você é, sobre quem é Deus, o que é o mundo…  Você vive do seu sistema de crenças e a maneira como você trata as pessoas é determinado pela sua Filosofia. O que você pensa sobre liderança? Onde você aprendeu liderança? De onde vem suas ideias?  “Assim como o homem pensa no seu coração, assim ele é…” (PV 23:7)

Isso não está bem correto. A palavra “coração” que o versículo menciona quer dizer “mente”.  Veja que a tua mente não está no peito. A palavra hebraica usada aqui, com a nossa tradução “coração”, está se referindo ao subconsciente, ao lugar onde você esconde todas as  crenças, , chamado de “coração”, na cultura ocidental. É onde guardamos tudo o que cremos.

Salomão disse:  “Como o homem pensa no seu coração, assim ele o é.” 

2.3.1.1  A filosofia e o conhecimento

Veja um computador. Aqui dentro dele tem um dispositivo chamado Harddrive (disco rígido), a mente do computador. O Harddrive guarda todas as informações, e é um local que você não consegue visualizar, uma vez que tudo o que você vê no computador é a tela. 

O conteúdo do Harddrive é chamado de software.  Então você “baixa” todo o software que fica escondido, aquele conteúdo que você não vê, mas quando você aperta um botão aqui o conteúdo escondido do Harddrive é mostrado na tela.  Então, não confie no que está aqui na tela, mas confie naquilo que está no Harddrive.

O teu Harddrive é o teu coração, onde você guarda todas as tuas crenças desde que era criança, adolescente, dos teus professores, teus pais, teus pregadores, políticos, todos os livros que você leu….  Software.

De repente você está sorrindo… É a tua tela!   Eu não confio em você, pois isso aí é só a tua tela. Jesus disse: “Do coração vem assassinato, adultério, fornicação… “ Algumas pessoas estão pregando no púlpito, mas o seu Harddrive tem vírus!!!  [comentários na plateia] 

O leão tem um Harddrive. O software dele diz: “Eu como elefantes.”  De onde ele recebeu isso? Do seu criador. O leão “baixou” a informação.  Adão conversava com as árvores: “Morra!” e as árvores morriam, andava sobre a água, conversava com os animais… Mas Adão perdeu o contato com a “fábrica”. Ele pegou vírus de um querubim que estava “desempregado”.  (risos na plateia)  A partir daí ele começou a “baixar” o medo.  “Adão, onde está você?”  Ele estava com medo!  “De onde você recebeu isso? Você foi feito à minha imagem!  Você é como Deus! ”  “Em Deus não há medo!”

Vírus…  “Você não pode ter sucesso!” “Você é cheio de falhas!” “Você é desobediente!”  “Você não tem autoridade!”  “Você nunca terá sucesso!”  “Você é um perdedor!”  Vírus…  É um software que não está autorizado. E ainda assim nós o estamos tentando recuperar. 

Assim como o homem pensa no seu coração, assim ele é.  Quando o teu computador tem um vírus, um software corrompido, o que é que você faz? Duas coisas:  

1)  Você DELETA!  Sempre que você tem um pensamento negativo, você sempre terá que dizer:  DELETAR!   Quando Deus disser: “Construa um novo templo!”  e o diabo disser  “É impossível!”  Aí você diz:  “DELETAR!”   Quando o diabo disser: “Tem uma crise global! Não cresça!”  Deus diz:  “Aumente!”  É nessa hora que você deve dizer:  “Diabo, DELETAR!”  

2) Você volta ao fabricante, indo ali onde tem a default. O que significa isso?  É voltar ao software original (Bíblia), ao padrão estabelecido. Nada é impossível. Quando o homem falhou, Deus enviou à Terra o “Fabricante Autorizado” que, de imediato, olhando para o seu produto, perguntou:  “Do que você está com medo?  De onde vem isso?   Então Ele foi à cruz, 

derramou seu sangue e, em um dia, Ele DELETOU TUDO!  [grande euforia na plateia]

Levantemos nossas mãos e agradeçamos, pois estamos livres pelo Sangue do Cordeiro! Estamos limpos! E Ele traz de volta o software original!  Vocês são filhos de Deus! Nada é impossível! Se você é capaz de crer, nada será impossível. 

ALMOÇO!… Quando você voltar, indo da montanha para o vale, ande como um leão.  Você pode ter vindo aqui com medo, mas vai voltar corajoso! Diga ao seu vizinho: “Tudo é possível!”  Diga a ele:  “Faça o que Ele mandou!  Vá e termine aquilo que você começou!”   Diga ao seu vizinho:   “Você vai comer aquele elefante!” 

Nada é impossível!  Vá “baixando”! Vá “baixando”! Nada é impossível!  “Baixe!”  “Baixe!”  “Baixe!”  Você é um leão!  Tem um leão sentado ao teu lado, aí!  Aleluia!  Vocês são líderes! Vocês não tem medo de nada!  [euforia na plateia]

2.3.2  Filosofia Grega

Deixe-me encerrar com as duas filosofias de liderança que se conhecem. Hoje, a nossa filosofia de liderança no mundo não vem da Bíblia, mas da Grécia, dos pensadores gregos. Os grandes pensadores como Platão, Aristóteles e Sócrates ainda dominam o mundo hoje.  O mundo é governado pelas ideias de homens mortos, porque as suas ideias ainda estão vivas. Platão e Aristóteles criaram um novo mundo, e uma grande palavra ? DEMOCRACIA ? uma palavra grega, uma palavra inventada pelo gregos. Eles desenvolveram as ideias de liderança que governam o mundo até hoje, lá do túmulo. Afinal, as ideias são mais poderosas do que os homens, sobrevivendo à vida dos homens. Você nunca conseguirá destruir uma ideia.

São os teus pensamento, as tuas ideias que criam as tuas crenças. Quando as ideias estão erradas, os teus pensamentos são errados, a tua crença está errada. A tua filosofia é errada. Se a tua filosofia é errada, a tua vida fica errada.

Foi aí que Deus disse: “Eu vou resolver esse problema. Eu tenho uma solução para a Terra: Vou mandar para lá a ideia original e eu vou expressá-la. “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.”  Todas as coisas foram criadas pela Palavra, e a Palavra se tornou carne. 

Jesus Cristo é a ideia expressa de Deus na carne. Ele veio para trazer de volta a ideia original, o software original. É por isso que o programa de computador é chamado de WORD (palavra). “Aqueles que crêem em mim farão obras maiores… “   É isso!  É fazer um dowloading do software. “Se você guardar as minhas palavras, nada será impossível.” E começa o downloading…

Jesus Cristo veio para destruir uma nova ideia, trazendo de volta a idéia antiga. Parece que não estou sendo claro e vou explicar novamente. Jesus veio de volta à Terra para restaurar a ideia antiga, para destruir a ideia nova. O apóstolo Paulo entendeu isso direitinho. Ele disse: “Seja transformado não como uma nova mente, mas com a renovação da sua mente.”  REnovação!  Esse prefixo RE- significa voltar ao estado original.  RE = voltar.  É o default.

Todos os programas de Deus são  REprogramações.  Todas as palavras favoritas de Deus começam por RE.   Veja se não é verdade:  REdimir;  arREpender; REstaurar; REcobrir; REnovar; REcompensar; REconciliar; REtornar…

“Nós vamos voltar ao futuro.  O teu futuro está lá atrás de você. Retorne a mim! Eu vou restaurar você! Vou te redimir!  Renovar-te!  Reconciliar-te!  Repossuir-te!  Recompensar-te!”

Assim, o nosso trabalho nesta conferência é destruir o que te ensinaram. Aqui está o que os gregos ensinaram: Eu fui para a universidade por sete anos (eu tenho cinco diplomas), estudei Filosofia e fiquei chocado quando eu li sobre o que o mundo acredita, de onde ela veio. E ela também está na Igreja. Nós temos que destruir essa ideia!

 Eu vou dar quatro princípios sobre liderança que os gregos nos deram e que ainda estão entre nós:

1)  Liderança é produto de um dom natural: Os gregos acreditavam nisso. Ele diziam que algumas pessoas nascem com um dom de liderança e o resto das pessoas não tem esse dom. É uma filosofia grega!  Somente alguns, a elite, nascem com o dom. Isso é ensinado nas nossas universidades até agora! 

2)  Liderança é produtos dos traços do nascimento: Eles acreditavam que algumas pessoas nasceram com os traços que os faziam líderes. Por exemplo:  1,85 ou 1,90 de altura, nariz bem afilado, olhos azuis, uma pele bonita…  Os gregos acreditavam nisso.  Agora, se você tem uma pele escura, um cabelo escuro, olhos escuros, um nariz achatado, então você é um escravo.  Pois é… Essa ideia veio dos gregos e ainda vale hoje, inclusive no Brasil. 

3)  A liderança é um produto da Providência:  Os deuses escolhiam quem seriam os líderes e quem seriam os seus seguidores. Então, se você não fosse escolhido para ser um líder, você sempre seria um escravo, um seguidor, não importando seus esforços, seus estudos. Você seria permanentemente um escravo, pois os deuses não te escolheram. É filosofia grega.  Você sabia que essa filosofia ainda existe hoje?  Vocês já ouviram essa expressão:  “Esse é um homem de Deus.”  O que isso está querendo dizer?  Que o resto de nós não faz parte do Povo de Deus?  Nós fomos estragados pelos gregos. Na Igreja, nós adoramos pastores, bispos, como se eles pertencessem a uma classe diferente.  Isso é resultado de uma Filosofia Grega! Nós nos curvamos a essas pessoas, nos curvamos aos apóstolos, mas eles são pessoas normais.  Isso é Filosofia Grega!   Quando o apóstolo Pedro tinha acabado de curar um homem, ele começou a se curvar diante do apóstolo, mas Pedro imediatamente gritou: “Não! Não! Não! Não! Não! Levante-se daí! Eu sou um homem como você!”  Nós costumamos fazer das pessoas santos, enquanto que Paulo nos ensinou a chamar a todos os crentes de SANTOS.  

4)  Liderança é produto de uma personalidade carismática:  A palavra “carisma” não vem de Deus, mas dos gregos. Foram eles que inventaram essa palavra. Para eles, carisma é um presente, um dom dos deuses (no plural). Eles diziam: “Se você tem uma personalidade carismática, você consegue falar bem, é bonito, é exuberante, está sempre simpático, alegre, então você tem os dons dos deuses.  Agora, se você é quieto, calmo, comedido, vagaroso, então você é um escravo.”  Filosofia grega.  O pior é que nos temos esse mesmo espírito dentro da Igreja, nas nossas famílias… O que você pensa sobre seus filhos?  Esse é o inteligente, aquela é a calada, este fala bem… Não se engane, você é um grego!  [risos]

5)  A liderança pertence a um grupo de elite:  Deus disse: “Samuel, tem um líder numa casa lá adiante. Vá àquela casa, pois tem um rei naquela casa.” Obediente, Samuel vai até aquela casa e apresenta-se como profeta, dizendo que havia um rei naquela casa. O pai, resoluto, logo responde: “Não tem problema, eu até já sei quem é.”  E ele traz o primeiro, aquele mais alto. Não era aquele. Então traz o mais bonito, mas também não era aquele. Vem o inteligente, mas também não era ele. O que fala muito bem.  “Deve ser esse, então.”  Mas também não era. E vem o mais educado, o mais forte… “Não!  Não!  Não!”

Não tinha mais filhos para mostrar. Como o profeta insiste que Deus disse que havia um rei naquela casa, o pai disse: “Espere, acabei de me lembrar que tenho um garotinho meio cambota, fedorento, sujo, que cuida de ovelhas.. É um garoto baixinho, ruivo… O profeta o interrompe e diz: “Traga-o aqui!”

Pois é… Era aquele que eles tinham esquecido. Você aí, pode estar sentado ao lado de um que tem sido esquecido, um que disseram que nunca conseguiria fazer nada. Você pode ser aquele que seus pais esqueceram de você! Um fraco. Talvez parecido com aquele garotinho cambota, da história bíblica. Quando ele entrou na porta, o profeta Samuel pegou o seu óleo e o ungiu.

Esta noite, eu sinto o Espírito de Deus se movendo neste lugar, tendo nas mãos uma botija de óleo, derramando em sua cabeça e dizendo: “Aqui tem um rei!  Aqui está o rei! Receba o óleo! Você é um líder!”  Eu profetizo, neste momento: “Se levantando do Brasil, eu vejo uma Igreja de líderes que vão invadir o planeta inteiro.” Aleluia!  Assim diz o Senhor: “Os teus dias de estar lá no campo, esquecido, estão para acabar.Você não está mais esquecido. Eu fui enviado aqui por Deus para te dizer: Eles estão chamando o teu nome agora.

Quem diria que o Pr. Silas seria alcançado por Deus para provocar esse avivamento neste momento, assim como Morris Cerullo e outros. Isso é apenas o começo! Deus está chamando o teu nome nesta noite! Venha para cá! Eu quero colocar óleo na tua cabeça. É para ti!  É para ti!  É para os novos e para os velhos!  É para todos!  Levante as mãos e receba o óleo nesta noite!   [avivamento grande na plateia]  Disseram que você era a ovelha negra da família, que você não conseguiria fazer nada de bom, que você não passa de um servo. Mas, não: Você é um rei! Você vai fazer a diferença! Levanta-te e receba a tua posição!

Haverá óleo no teu travesseiro, nesta noite. Você não é velho demais para ser um líder. Receba o óleo!  Mulher, tu és uma líder!  Jovem, você é um líder!  Você nasceu um líder!  Tenha certeza de que o diabo mentiu para você. Vocês todos foram escolhidos. Você é um grande homem, mas o diabo não está satisfeito! Esta conferência vai servir para que Deus apresente você a você mesmo. Óleo… Eu estou vendo óleo aqui, neste lugar, majestade!

Agora, reflita sobre o seguinte:  O profeta Samuel não fez de Davi um rei; ele já era um rei. Ele foi lá apenas para apresentar Davi ao próprio Davi!  Então, eu não vim aqui para te fazer um líder, pois você sempre foi um líder. Apenas vim aqui pare te identificar!

Satanás é chamado de “Pai da Mentira” e as suas ideias estão erradas. “Mas conhecereis a verdade e ela vos libertará.” Então, vá fazendo o downloading!  Vá baixando os softwares de Deus.

Eu vejo poder aqui, agora, nos filhos de Deus, fluindo nessa multidão. Eu vejo óleo.! Receba o óleo! Liderança está vindo sobre ti!  Levante as mãos, agora, e receba o óleo!  Você vai realizar grandes coisas!  Veja a diferença: você não nasceu para pagar contas, mas para pagar a dívida da raça humana.  Levante a mão agora, e receba o seu desígnio, em nome de Jesus. Oh, derrame o Teu óleo, Senhor!  Aqui tem um rei! Ali tem um rei! Lá tem outro rei!  Receba agora!  Aleluia! 

Você vai ter sonhos, esta noite!  Grandes sonhos!  O óleo está sobre tua cabeça!  Jesus Cristo não é chamado “Rei dos Escravos” Ao contrário, Ele é chamado “Rei dos reis”.

[A plateia entrou em comoção a partir desse momento, Todos gritaram em coro “REI DOS REIS” repetidamente, e por um bom tempo. Não houve condições de continuar os trabalhos desta etapa e foram encerrados assim, naturalmente.]

2.3.2.1  Igrejas gregas?

Quando Roma foi destruída, aquele reino foi desintegrado em vários reinos, que mais tarde se transformariam na França, Inglaterra, Espanha, Portugal… Juntos, esses reinos eram chamados de Europa. Porém, mesmo separados, eles eram “romanos”, principalmente na filosofia. Vejam que Roma tomou a Igreja e é por isso que passou a ser chamada de Igreja Católica Romana e também é por isso que o Papa é adorado. Filosofia Grega!  É por isso que os Bispos são adorados.  Filosofia Grega!  É por isso que os padres são adorados.  Filosofia Grega!

A Igreja Católica Romana produziu Martinho Lutero, um padre, que por sua vez produziu a Igreja Protestante, mas ele nunca saiu da Igreja Católica Romana. Então o Papa, hoje, olha para você e costuma dizer: “Vocês ainda são católicos, mas estão se comportando mal. Vocês estão protestando contra a IGREJA, a IGREJA-MÃE, da qual eu sou o PAI (papa).”  Filosofia Grega!

Então, veio a Igreja Protestante, que produziu a Igreja Evangélica e o Pastor é adorado. Filosofia Grega!  [murmúrios na plateia]  “Eu sou o Pastor!. Vocês são apenas membros.”   Filosofia Grega!  Ai! Ai! Ai!  Acho que eu devo ir embora, agora…

Qual é a tua atitude?  De onde ela veio?  “Eu sou agora o Pastor!”  “Eu sou o Presbítero!”  “Eu sou Apóstolo!”  O que é que você está querendo dizer com isso?  Que você é melhor do que eu?  Maior do que eu?  Mais poderoso que eu?  Filosofia Grega!

Isto aqui é uma conferência de treinamento de liderança e neste momento nós vamos acertar as coisas. O próprio Jesus disse: “Eu não vim para ser servido.”  Será que vocês estão preparados para o treinamento?  De onde nós adquirimos a nossa filosofia sobre liderança? 

De onde recebemos essas ideias sobre liderança? Uma boa pergunta!  É por isso que todos querem ser pastores. Nós estamos doentes!  Nós queremos poder, queremos o título, nós queremos ser adorados!…  “Eu sou o Pastor!”  “Eu sou o Presbítero!”  “Eu sou o Diácono!”   “Eu sou a Diaconisa!”  “Eu não sou mais um simples membro!”  Não, não… Na verdade você é um grego! 

Jesus Cristo nasceu bem no meio do Império Romano, numa colônia, sendo considerado uma pessoa de segunda classe. Pilatos considerou Jesus como subumano!  “Eu sou o Governador Romano e vocês são a escória!”  “Nós somos uma raça superior!”  

Os romanos chamavam a si próprios de ARIANOS, a RAÇA ARIANA, uma raça superior. Eles se consideravam os escolhidos pelos deuses para serem líderes, enquanto que as demais pessoas de outros povos eram apenas seguidores.  Eles sempre diziam: “Vocês nunca vão chega à nossa grandeza!”

França, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Portugal… Mentalidades doentias!  É por isso que você adoram os políticos.  “Olhe, olhe! (faz uma reverência, parecida com as dos japoneses) O político está vindo! Saiam da frente!”   Nós estamos doentes!

  

2.3.2.2  Uma raça superior

Filosofia de liderança… De onde ela veio?  Com certeza não veio da Bíblia, mas de Platão, Sócrates, Aristóteles, assumida e divulgada pelo Império Romano. E o pior é que nós temos pastores gregos aqui. “Eu sou o Pastor! Cale a boca, que eu estou falando!”  De onde você aprendeu essa filosofia?  Essa filosofia é bíblica ou grega?  

Vocês se lembra de Adolph Hitler?  Ele escreveu nos seus livros:  “Os deuses me escolheram para restabelecer o Império Romano: o Terceiro Reich.”  Hitler era romano na mente e grego nas filosofias.  É por isso que ele mandava destruir as pessoas que não eram escolhidas. E explicavam:  “Nós, os alemães, é que somos a Raça Ariana, nascidos para governar!”  Filosofia Grega!  

Cuidado! Veja bem que se sua filosofia não for correta, você passará a destruir as pessoas que aparecerem na tua frente!  E o pior:  Vai pensar que isso é a vontade de Deus.  Observe que “destruir” não quer dizer apenas “matar”, como Hitler fazia.

Quais são as tuas idéias sobre liderança?  “Eu sou o Reverendo!”  “Eu sou um Bispo!”  “Eu sou um  Pastor!”   “Sirva-me!  Adore-me!  Eu sou o Pastor!”  Filosofia Grega!    Aspire profundamente!  Obrigado!

E qual seria a Filosofia de Deus na área de liderança? Pelo que vimos até aqui, a Filosofia Grega produziu em nós essas ideias:

1)  Controlar e impor o próprio desejo nos outros:  Controlar a vontade alheia. Filosofia Grega!

2)  Gerenciar o povo:  É a filosofia do  “Eu sou o Chefe!”  “Eu sou o Gerente!”  “Eu sou o Pastor!” “Você tem que fazer o que eu mando e sem discutir!”  “Obedeça-me!”   Filosofia Grega!

3)  Superioridade do líder sobre os seguidos:  É uma ideia grega!  Eu sou superior e você é um seguidor.  Você nunca vai ser melhor do que eu. Atitude! 

4) Líderes servidos por seguidores:  Esta é a filosofia que ainda está conosco, hoje. Os líderes são servidos pelos seus seguidores;

5)  Liderança medida pelos número de seguidores:  Nós medimos a nossa grandeza pela quantidade de pessoas que nos seguem. Isso é filosofia grega!  Se você tem uma Igreja pequena, então você não é considerado um grande líder. 

A filosofia do mundo sobre Liderança é o oposto da filosofia de Deus para Liderança.  A filosofia do mundo sobre Liderança é um produto da Filosofia Grega. 

Esses conceitos parecem simples, mas eles são muito sérios. Entre os povos conquistados pelo Império Romano estão os gregos. Eles destruíram o Império Grego, mas a Filosofia Grega não foi destruída pelos romanos. Ouça cuidadosamente, pois isso afeta o Brasil. O Império Romano conquistou os gregos, mas manteve os seus livros, manteve a filosofia.  Os romanos adotaram a filosofia dos gregos, e os romanos se tornaram o império mais poderoso do mundo.  Eles governaram o mundo inteiro conhecido na época, da África até a Inglaterra. O mundo inteiro estava debaixo do domínio romano.  A sede era em Roma. 

O rei do Império Romano era chamado de CÉSAR, que não é um nome próprio, mas um título, que significa o governador supremo, o rei. E César dominou todo o mundo conhecido daquela época. Eles adotaram a Filosofia Grega e é por isso que o Império Romano tinha a mesma ideia dos gregos, de que eles eram superiores, que os deuses os tinham escolhido e eles passaram a dominar tudo, toda a Europa. 

Pelo seu sucesso, chegava-se à conclusão de que a Filosofia Grega era certa. Os romanos, então, foram escolhidos pelos deuses para serem os líderes do mundo e todos que não eram romanos eram considerados escravos, comandados, cidadãos de segunda classe. É por isso que as pessoas não podiam se tornar um cidadão romano sem a autorização do rei.

O apóstolo Paulo tinha o privilégio de ser um cidadão romano. Foi elevado, deixando de ser escravo. Ao pai do apóstolo Paulo foi dado o privilégio de ser considerado um cidadão romano e Paulo, automaticamente, recebeu essa mesma cidadania. Quem costuma ler a Bíblia sabe que Paulo lançou mão dessa vantagem certa vez, a fim de salvar a própria vida. Quando os soldados romanos estavam açoitando Paulo, ação que levaria à sua morte, Paulo gritou:  “Eu sou um cidadão romano!”  Os soldados pararam abruptamente. Ficaram com medo, chegando a implorar a Paulo que não levasse esse “engano” às autoridades romanas, pois eles não podiam bater em cidadãos romanos. É como se dissessem: “Nós não podemos lhe bater porque você é um cidadão superior.”  (Atos 22:25-29) É a Filosofia Grega somada ao poder romano.

2.3.3  A filosofia de Deus

Vamos dar uma olhada na Filosofia de Deus.  Qual é a Filosofia de Deus para a Igreja?  Se Deus não é grego, não é romano e não é egípcio, então qual é a Filosofia de Deus?  O plano original de Deus não era um reino dominado por um rei, controlando servos, mas um reino de reis.  É um novo conceito de liderança: um Rei sobre reis. 

Todo mundo na nação de Deus é um governador. Que conceito, hein?  Para os gregos, isso era impossível, pois não pode haver muitos reis. ? Apenas um rei e o resto são escravos. Mas Deus diz:  “Não!  É Rei de reis!”  Isso sinaliza que todos os seres humanos nasceram para serem líderes.  Esquisito?  Eu vou provar isso hoje!

Já estou imaginando o pensamento grego que está povoando a cabeça de vocês, neste momento. Se todo mundo é um líder, quem serão os seguidores?  Logicamente, você é um grego, para pensar assim.  Você crê que para ser um líder, você precisa de pessoas inferiores ao seu redor, aos seus pés?  Eu afirmo que você está sofrendo de insegurança.

O exemplo da pesca milagrosa

Jesus estava andando sozinho na praia e Ele encontrou alguns pescadores, pessoas de “segunda classe”. Ele chega ali e pergunta o que eles estavam fazendo. Quando eles responderam que estavam remendando as redes, Ele perguntou: “O que aconteceu?”  Responderam: “Nós trabalhamos a noite inteira e não pescamos nenhum peixe. 

Jesus então propôs que voltassem para o mar e tentassem novamente.  Eu imagino a resposta amarga dos pescadores, depois de uma noite cansativa e sem produtividade, vendo um leigo com uma proposição dessas:  “Senhor, em primeiro lugar, você não é pescador, não entende disso, e nós somos experts em pesca. 

Ser expert é algo perigoso. Aprenda para sua vida futura:  Nunca seja um expert!  Os experts sempre param de aprender, pois se consideram uma autoridade. Alguns de vocês já são pastores experts e não servem mais para nada no Reino de Deus.  “Eu sou pastor há 40 anos”  É isso!  Esse é o seu problema: você é um expert.  É por isso que Deus te trouxe aqui, nesta conferência, para destruir as suas ideias antigas.

“Nós somos experts. Sabemos como pescar. Em primeiro lugar, não se pesca durante o dia, porque as águas do lago da Galiléia são muito claras. Quando o sol aparece, os peixes não vêm à rede e por isso somos treinados para nunca pescar de dia. Você está vendo que o sol já apareceu?  Em segundo lugar, é para o leste, pelo lado da Síria. Os peixes vêm por essa corrente. Nós sabemos o que estamos fazendo.”

Jesus simplesmente lhes disse: “Vamos!”  É como se dissesse: “Vamos na hora errada, no lugar errado, na profundidade errada e vamos jogar a rede pelo lado errado.”  É como se Ele dissesse: “Eu vou destruir a ideia de vocês hoje.”

“Eu sei como pregar!  Eu sei como organizar uma Igreja!”  Todos eles sabem: um púlpito aqui, cadeiras, o coral ali, banda atrás, três canções, uns anúncios, o sermão, a oferta e vamos pra casa. “Eu sou um expert.”  Mas hoje, vamos tirar as cadeiras do salão e deixe que eles sentem no chão. Você fica lá no meio e ensina de lá. Outra coisa: Tira a oferta primeiro.  “Não, Deus! Eu sou um expert. Nós precisamos do púlpito, do coral, da banda, avisos, sermão para só depois irmos para casa!”  

Experts… Hoje você vai na hora errada, culto às 15 horas, vamos nos encontrar na vizinhança e visitar todas as casas, hoje. A oferta será trazida pela manhã.

Então, os pescadores foram na hora errada, e todos os outros pescadores começaram a rir deles. “Cambada de malucos! Voltar para o mar nessa hora e estão indo lá para o outro lado! Ah! Ah! Ah!”   Eles estão rindo de vocês?   É porque vocês estão na vontade de Deus! Lembrem-se disso: Os líderes quebram as barreiras, destroem as tradições, geram as culturas.

Você é um líder?  O Pr. Malafaia trouxe 1.800 pastores para um resort, um hotel de turismo? “Isso é satânico!!!” [risos na plateia]  “Esse congresso era para ser realizado num monastério, um lugar santo, quieto…  Aleluia!!!”  “Um hotel?!?  Esse mundo está perdido! A vinda de Jesus deve estar próxima!!!  Esse Malafaia deve estar possuído por demônios!!!  Que pessoas carnais! Ele está desviando os pastores da Igreja!”

Pelo contrário, tudo isso aqui está dentro da vontade de Deus!  Todos vocês estão no lugar certo, na hora certa, com o Deus certo, para ouvir a palavra certa, para mudar o mundo!  

Os pescadores estavam seguindo um líder verdadeiro, embora na hora errada, no lugar errado, no lado errado. E Jesus sentou na proa do barco. Quando eles chegaram no lugar errado (hotel), Jesus disse: “Pare aqui!”  Ali Ele estava começando o Seu treinamento com os pescadores…

Os teus membros estão preocupados com você. “Pastor, você está indo aonde?  Monte Real Hotel? Isso não é treinamento, é férias, excursão!”  “Pare aqui!  Este é o lugar certo.”  Então Ele fez o que Adão costumava fazer: falar com o reino animal. Ele começou a falar com os peixes. Eu profetizo: Quando você sair dessa conferência, você saberá falar com os peixes. [avivamento na plateia]  No Reino de Deus, dos peixes sai dinheiro!  Sua prestação vai ser paga por um peixe. Um grande peixe. 

Alguns de vocês vieram a essa conferência porque você é um peixe.  Um grande peixe para este Ministério (Vitória em Cristo).  Você não veio apenas para receber, mas para dar.  Jesus disse: “Peixe, eu tenho domínio sobre ti! Peixes, venham para a rede!”  E os peixes:  (dando continência militar)  “Yes, Sir!”  [alegria na plateia].

Liderança tem a ver com autoridade. Quero que você volte para casa e fale com os seus problemas. “Peixe! Venha agora!”  ?  “Sim, Senhor!”   Pedro era expert; Thiago era expert; João era expert… Mas era hora errada, lugar errado…  O que é que está acontecendo?  Liderança faz o impossível, no meio do caos.  E vocês farão isso aqui, no Brasil! Você vai chacoalhar a sua comunidade!  Você vai surpreender os seus críticos!  Você vai impactar os sábios!  Todos ficarão chocados, pois o Senhor estará contigo.

E o barco começou a afundar, por causa do sucesso.  Isso vai acontecer contigo!  Deus nunca dá o bastante para você, apenas.  Ele sempre vai te dar mais do que você espera, para poder ajudar aos outros.

Olhe o exemplo do Pr. Silas Malafaia, aqui.  Quando ele falou em organizar esta conferência para quase 2.000 líderes evangélicos, sem cobrar hospedagem e alimentação, muita gente riu dele.  Deus deu muito a ele.  “Ei, vocês que riram de mim!  Venham!  É muito!“ “Venha nos ajudar a receber essa bênção!  Venham!  Venham desfrutar disso aqui conosco!“ Se você está feliz por estar aqui, dê um forte aplauso ao Pr. Silas e agradeça pela vida dele!

“Venham!  É demais!  Eu não consigo desfrutar sozinho de tudo isso!  Venham!”  [a plateia se põe de pé, delirantemente]  Aleluia!  “Encham os barcos!”

O poder de Deus está aqui!  Líderes são pessoas generosas.  Eles sempre tem demais e querem dividir.  A Bíblia diz que eles encheram todos os barcos. Só pararam quando todos os barcos ficaram completamente cheios, quase afundando.  Observemos que o peixe não acabou; o que faltou foram barcos.

A filosofia está na mente, é a atitude, a crença. Eu tenho tentado expor a corrupção da filosofia do mundo. Nós temos que questionar a filosofia do mundo, pois você não foi criado com ela. Essa filosofia não passa de uma nova ideia; não foi com ela que Deus criou o homem.  Então, nesta parte, eu quero reintroduzir a Filosofia de Deus no que se refere à liderança.

1) Amarrado a cada seguidor, há um líder escondido:  Esta é a filosofia de Deus;

2) Todo ser humano foi criado para dirigir, liderar com o desejo de dominar

3) O potencial de liderança existe em todos os indivíduos:  Isso é ideia de Deus, é Filosofia de Deus, é o Seu sistema de crença. Tenha certeza: todo ser humano que você conhece possui esse potencial;

4) Você nasceu para liderar, mas primeiro precisa se tornar um líder:  Essa é a ideia de Deus: você precisa de treinamento para poder desenvolver esse dom natural.  É um processo.

5) Liderança verdadeira é a manifestação própria da pessoa:  Isso é uma filosofia.  

Sugerimos que você reflita sobre todas essas declarações filosóficas. Se você crê nessas declarações, elas vão modificar a tua atitude em relação a todo ser humano que você conhece ou vier a conhecer.  Você vai passar a respeitar os valores humanos, não cancelando pessoas.  Você deixará de pensar que é superior ao próximo. Olhe bem para essas filosofias, pois elas estão plantadas nas ideias de Deus.

Quando afirmamos que todo ser humano foi criado por Deus para ser um líder, a reação óbvia será: “Se todo mundo foi criado para liderar, então quem vai ser liderado?” Aí está uma típica pergunta grega, pois os gregos acreditavam que para ser um líder você precisa antes ter seguidores, pessoas inferiores que estariam esperando que você lhes dissesse o que fazer, que mostrasse para onde ir, etc. 

2.3.3.1  Rei sobre reis

Deus não pensa assim. Então, qual é o fundamento da filosofia de Deus?  Vamos ver o “Manual de Liderança” de Deus, que pode ser encontrado no primeiro capítulo de Gênesis, onde tudo começou. É no primeiro capítulo da Bíblia que vamos voltar ao conceito original sobre Liderança. Vamos ler ali as observações sobre os “produtos” e sobre o “fabricante”,  e vamos renovar as nossas mentes, voltando à ideia original!

Esse texto é a introdução de Deus sobre a raça humana. Isso é sobre você! 

Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra. Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.  (Gen 1:26,27)

Veja bem que o homem não foi feito conforme os anjos, os querubins e serafins, passando a tornar-se uma criatura especial. A primeira diferença é que o homem teria a imagem do próprio Deus, seria como Deus.

Quando Deus disse “Façamos o homem…”, a palavra homem, aqui, no original, está no plural. Ele não estava falando de uma criatura, mas sobre toda uma espécie. É como se dissesse:  “Vamos criar uma espécie que será chamada de HOMEM”  Desta forma, todos nós, aqui, somos chamados de HOMEM, nome que Deus deu a um ser espiritual.

Em seguida, Deus nos diz O porquê da criação do HOMEM. Ali Deus ordena ao  homem que domine sobre as demais espécies e sobre a natureza. Você foi criado para dominar pássaros, peixes, plantas, animais, água, rochas, árvores e tudo que se mova sobre o chão. Você é poderoso!  Você não foi criado para ser dominado, mas para dominar.

O versículo 27, deste mesmo primeiro capítulo, mostra Deus criando o HOMEM,  mas usando dois modelos. É como as companhias de carro aqui do Brasil: elas fazem carros em diferentes modelos, mas todos são chamados CARRO. Então Deus criou a espécie do HOMEM, mas Ele decidiu fazer em dois modelos: macho e fêmea.  Todos os dois são HOMEM, com o mesmo espírito, mesma imagem, mesma habilidade, mesmo poder, mesma unção, mesma semelhança, mas em modelos diferentes. 

Não existe nada escrito na Bíblia, em lugar nenhum, referindo-se a espírito de macho e  a espírito de fêmea. Não existe! A única diferença entre você e sua esposa é o corpo dela. Ela tem o mesmo espírito e é por isso que Deus chama a todos nós ? macho e fêmea ? “Filhos de Deus”.

A palavra FILHO não quer dizer macho, mas herança. Deus liberou o Seu próprio Espírito, um pedaço do Seu próprio Espírito. É por isso que a mulher não precisa do homem para adorar a Deus!  Afinal, quem adora a Deus, o faz pelo seu espírito!  Então, irmã, não espere pelo teu marido para adorar a Deus!  Você é um espírito!  Deus não se relaciona com a “carne”.

Então Deus criou dois modelos, macho e fêmea e os abençoou, dizendo  “Frutifiquem! Multipliquem-se!  Vamos povoar a terra!  Vamos controlar e dominar!”  Isso foi dito aos dois: ao macho e à fêmea.  Os dois são igualmente dominadores. Essa é a ideia original de Deus!  Não é a cultura que está por aí. Não é cultura religiosa, mas a ideia original de Deus.

Rei de reis!  Macho e fêmea como governadores, debaixo da autoridade do Rei! “Dominem!”  Essa foi a ideia original de Deus! Eles deveriam dominar a terra, falar com os peixes, falar com os pássaros, andar sobre a água, controlar a atmosfera…   Deveriam ser governadores, trazendo o Reino de Deus para a Terra.

Esse era o desígnio de Adão e Eva: um reino e uma corporação… É uma ideia antiga, mas é a ideia original de Deus: um reino corporativo ? todo homem, macho e fêmea, como dominadores.  Assim, vemos que o propósito de Deus, quanto à Liderança, não era uma organização com líder, mas uma organização de líderes. Vocês me entendem? Não era uma organização com líder, mas uma organização de líderes. 

2.3.4  A filosofia de Jesus Cristo

Observe que Jesus tinha uma Igreja com apenas 12 membros. Um dia, a Sua Igreja explodiu: de repente, de 12 ela passou para 70 membros. Virou uma grande Igreja. Mas Jesus ficou preocupado com esse crescimento. Ele não era do tipo que diz: “Que legal, a minha Igreja está crescendo. Eu sou um gênio!”  Não, ele ficou preocupado. Então, Ele olhou para a sua grande Igreja e fez uma pergunta que vocês tem medo de fazer atualmente para a sua: “Por que vocês me seguem?  Por que vocês vem aqui?  Façam essa pergunta para os membros da Igreja de vocês! Façam!  [murmúrios na platéia]  Crescimento não quer dizer bênção!  Que pensamento louco, hein?  Os muçulmanos estão crescendo…  Pois é…   Por que vocês me seguem? Qual é a tua motivação?  Antes que eles pudessem responder, Jesus adiantou-se: “Eu sei porque vocês me seguem. Não é por causa de mim, não é por causa da minha pregação, da minha unção, mas por causa do pão e peixe que tenho dado a vocês. Vocês gostam é dos meus milagres!  Vocês não entendem a missão; vocês só gostam dos benefícios!  Liderança não pode ser medida por quantas pessoas te seguem, mas por quantas pessoas você serve. “Eu não vim para ser servido, mas para servir, para dar-me aos homens.”  Você não deve se contentar com o meu pão e o meu peixe, mas prefira a minha carne, o meu sangue!”  E eles devem ter dito: “Ele é meio louco! Ele quer muito compromisso! Ele quer muita dedicação! Nós estamos aqui apenas pelo peixe e pelo pão, mas Ele complica muito as coisas!”  E eles começaram a ir embora.  E outra vez, em um dia, a Igreja diminuiu de 70 para 12.  Se isso acontecer na tua Igreja, diminuição em 70%, o que você faria?  Você ficaria deprimido, sem dúvidas. “Oh, eu não estou mais na vontade de Deus!”  (chorando)  “Tem um demônio na Igreja!”   “Eu não sou mais um chamado de Deus!”  “O Senhor não está mais comigo!”  “Eu voltar a dirigir um táxi de novo!”  Isso é o que você faria, mas Jesus, o maior líder de todos os tempos, vira-se para os 12 que permaneceram e pergunta-lhes:  “Vocês também querem ir com eles?”

2.4  LÍDERES NÃO BUSCAM SEGUIDORES

Liderança não fala de seguidores, mas de propósitos! Você não é um líder verdadeiro, até que esteja pronto para caminhar sozinho. Imagine você chegar domingo pela manhã na sua igreja, e perguntar isso!: “As famílias tais, tais e tais foram embora. Vocês querem ir, também?”  É uma pergunta complicada!  Vai diminuir a oferta, vão diminuir os carros bonitos, vão acabar os salários, não vai dar mais para comprar ternos bonitos…  “Mas eu sou o Pastor!  Eu preciso de membros!  Sem membros eu não sou nada!”  Fique comigo até o fim desta conferência e você vai descobrir o verdadeiro sentido de liderança.

O que os doze disseram, naquele momento?  “Mestre, tu pareces louco, mas Tu tens as palavras de vida. Quando Tu falas, Tu nos dás vida, confiança, convicção. Tu fazes com que a gente creia em nós mesmos, e que os romanos não são maiores do que nós.” 

Jesus Cristo nunca deixou se impressionar pelo romanos porque Ele sabia quem era. Se você não sabe quem é, de onde vem, a quem está seguindo, a cultura reinante vai te adotar.  “As mulheres não pregam!”  Cultura!  “Você é uma mulher e não pode ser uma pastora!”  Cultura!  Jesus encontrou uma mulher que tinha cinco maridos e em alguns minutos a transformou numa evangelista.  Afinal, você é um grego ou um cidadão do Reino de Deus?  A verdade vai te libertar. 

Os verdadeiros líderes nunca buscam seguidores. Nelson Mandella nunca buscou seguidores; Mahatma Gandhi nunca buscou seguidores; Madre Tereza de Calcuttá nunca buscou seguidores; Martin Luther King nunca buscou seguidores; Jesus nunca buscou seguidores…  Por quê você vive desesperado buscando membros!!!

É por você estar aqui que eu vou ajudá-lo a entender que a verdadeira liderança fará com que eles venham a ti, aos milhares. O mundo diz que Liderança é cultivar e manipular o medo do povo, mas isso é filosofia grega! 

Manipular, controlar, colocar temor nas pessoas…  “Você não deve ficar muito no meio do  povo!”   “Precisa  fazer  com  que  as  pessoas  tenham  medo de  você!”   “Não tenha muita familiaridade com o povo! “  De onde você tira essas ideias?  Isso é filosofia grega!

Jesus, ao contrário, estava sempre nas aldeias, sentado no meio do povo, andando pelo interior, conversando com as crianças…  Quem você pensa que é?  “Eu sou o Pastor! Aleluia! Glória a Deus!”  “Eu sou Bispo!”   “Eu sou Apóstolo!”  “Fique longe de mim!”  

Oh, misericórdia!  Você está doente!  Alguns dos discípulos de Jesus não conseguiam entender nada!  “Sai! Sai! sai!  Não perturbe o Mestre!  Ele é muito importante!  Sai! Sai! sai!  Deixem-no em paz!”…  E Jesus, calmamente, ia lhes ensinando: “Deixem que as crianças venham a mim! Elas são muito mais importantes do que vocês, que são velhos, que já têm uma mente programada!” O Reino de Deus pertence às crianças, e Eu posso treiná-las, mas com vocês, velhos, o problema é muito maior! “  (Lucas 18:15-17)

Liderança…  Será que você é uma pessoa acessível, ou você precisa de seguranças?  Liderança fala de servir, servir ao povo e não se esconder do povo.  Coloque sua mão sobre a sua cabeça e repita depois de mim: “Senhor, me liberta dos gregos, em Nome de Jesus!  Amém! “ 

3

À IMAGEM E SEMELHANÇA

DE DEUS

3.1  A IDEIA ORIGINAL DE DEUS

A ideia de Deus não era estrangeira para o mundo, pois eles não conseguiriam entender!  “Todo mundo é líder? E quem vai me seguir?”  É… Você é um grego!  Liderança, na mente de Deus, é como uma orquestra: todos os instrumentos são únicos no seu próprio dom, tem uma unção única.  O regente não toca instrumento algum, mas… 

Grandes líderes identificam os dons de liderança de cada um e ele coordena os dons, para produzir música. A ideia de Deus era uma organização de líderes, pois Ele é um fazedor de líderes.  

3.1.1  Imagem

Eu quero te ensinar algo muito importante: IMAGEM.  “Vamos fazer o homem de acordo com a nossa imagem…”    Isso é muito importante!

A palavra IMAGEM significa: natureza, característica, qualidade, substância e essência.  Isto tudo é você!  Isto é que é realmente a imagem espiritual.

A palavra SEMELHANÇA é uma palavra muito estranha na língua hebraica. Ela não significa “parecer-se com Deus”, sinalizando mais como “funcionar como Deus”.  Vamos fazer uma criatura com as nossas características, com a nossa natureza espiritual, com a nossa qualidade, com a nossa substância, com a nossa essência e que funcione como se fosse Deus.  “Funcionar” seria o mesmo que “operar”.

3.1.2   Fé

Como é que Deus funciona?  Ele funciona com uma qualidade estranha, chamada “fé”.  E você foi desenhado para funcionar pela fé.  O que é fé?  Nós não entendemos o que é fé, mas a Bíblia diz que fomos criados para funcionar pela fé.  Tem autor que levou 20 anos para completar um livro que explicasse um pouco o que seria “fé”.  Está escrito na Bíblia  que  “sem fé é impossível agradar a Deus.”  (Hebreus 11:6)

Afinal, o que é fé?  Fé é acreditar naquilo que você conhece e falar naquilo que você acredita, até que você consiga ver tal coisa.  Você foi criado por Deus para viver dessa maneira. É por isso que você nunca deve acreditar naquilo que vê.  Repetindo:  Quando Deus te criou,  te desenhou, na Sua própria substância! Então, você tem que funcionar como Deus!  E Deus funciona pela fé.  A fé é crer naquilo que você conhece e falar o que você crê, até que você consiga ver tal coisa, ou a manifestação de tal coisa.  

Portanto, você nunca foi desenhado para viver pelos olhos, mas pelo teu conhecimento. Você sabe por que você fica doente, com pressão alta, diabete, câncer, problemas na próstata, artrite?  Você sabe por quê?  É porque você está funcionando mal! Você está vivendo pela vista, pelo que está enxergando.  “Stress!”  Você nunca pode viver pelo que está vendo, pois isso faz você funcionar errado.  Deus declarou que “…o justo viverá pela fé.”  (Habacuque 2:4)  e não pela visão.

Meu querido amigo Silas Malafaia, ainda há pouco, disse que este evento em 2010 custará quatro milhões, e que ele não tem esse dinheiro. Ele está agindo como Deus. Ele deixa Deus todo entusiasmado, pois está encontrando prazer nos anúncios que ele faz aqui e na televisão. “Sem fé é impossível agradar a Deus!”  (Hebreus 11:6)  Vocês foram criados para viverem pela sua boca e não pelos seus olhos.

“À minha imagem e semelhança…”  O texto diz que no princípio Deus criou os céus e a Terra, que ela era sem forma e vazia, e que as trevas estavam sobre a face do abismo. Deus olhou para aquilo tudo: trevas, confusão… Não tinha propósito!  Se você fosse Deus, você olharia para a terra e só veria caos, trevas e diria: que feio que está tudo isso!  O problema aqui, é que falta a característica de Deus, pois aquilo que Deus diz, se manifesta.  Sendo você da mesma característica de Deus, bastaria você falar e a coisa se manifestaria!  É por isso que você não tem dinheiro!  Você continua dizendo: “Eu não tenho dinheiro! Eu não posso melhorar o prédio da igreja!  Não posso comprar ônibus!  Eu não posso pagar o programa no rádio e televisão!  Eu não tenho dinheiro!”  Você está manifestando a sua pobreza!  A Bíblia diz:  “Deixe que o fraco diga: eu sou forte.”  (Joel 3:10)

Você está se tornando exatamente o que você tem dito. Se quando os olhos de Deus viram as trevas no abismo, tivesse dito “Está escuro lá”, a luz não apareceria. Mas, ao contrário, Ele não disse o que viu, mas o que Ele desejava:  “Haja luz!”  

Líderes, nunca devem dizer o que eles vêem. Você é como Deus. Você consegue exatamente aquilo que você declara e diz. É por isso que os líderes nunca contam os seus problemas.  “Moisés, de pé, no deserto, ele olha lá para a frente e tem água.  Olha para trás e tem o exército de Faraó.  Na frente, morte!; atrás, morte!  Ele é um líder com um milhão de pessoas o seguindo.  E ele não sabe o que fazer.  A Bíblia diz que Moisés subiu numa rocha, ficando acima do povo que o seguia, e disse:  “Ouçam-me!  Acalmem-se!  Tenham paz!  Eu vos prometo que antes do sol baixar nenhum desses egípcios estará vivo. Então, acalmem-se!”  Moisés começou a caminhar para o mar, olhou para cima e disse baixinho: “Senhor, Tu ouviste o que eu disse a eles?”  [risos na plateia]

Eu quero que você vá embora, ponha-se de pé no seu púlpito, e diga ao seu povo: “Esta Igreja vai impactar a nossa cidade. Nós vamos construir dependências, congregações, vamos para a tele “Senhor, Tu ouviste o que eu disse a eles?”  Tenha certeza!  Você tem o que diz!  Você é como o seu Pai!

Digam assim:  “Eu estou com saúde!   [a platéia repete várias vezes]  Digam, agora:  “Eu estou livre de dívidas!”  [plateia declarou isso repetitivamente]  Continue repetindo!  Creia que você tem o que diz!  A morte e a vida não estão nos teus olhos! Você é um líder!  Então, pare de desencorajar o teu povo!  Fale como Deus e Ele vai te apoiar naquilo que você disser!

“Senhor, tu ouviste o que eu disse a eles?  E agora?!?”  “Moisés, por que tu vens a mim?  [risadas]  Será que ainda não entendeste o que te ensinei?  Você já disse!  Está feito!”   Silas, você vai ter quatro mil no ano que vem!  Por quê?  Porque você não vai envergonhar a Deus!  

“À minha imagem e semelhança!”   Vá para sua cidade e faça grandes anúncios!  Faça bastante pressão sobre Deus!  Se você viver pela tua visão, você vai ficar doente, deprimido.  Você vive pela sua fé, pois “o justo viverá da fé.”   É assim: você fala de coisas que não existem como se elas já existissem!

Declare para o seu vizinho: “Você está totalmente sem dívida!”  [avivamento na plateia]   Declare isso novamente!  Outra vez!  Novamente!  Eu acabei de ouvir o Espírito Santo:  “Diga a eles para que digam uns aos outros: Você tem um ministério no mundo inteiro.”   Digam, então!  Você!   Você!  Você!  Você!  Você!  Você!  Você!  Você é um líder!  Você é como seu Pai!  Você tem um ministério global!

Baixem! Façam um downloading!  Tenham um ministério global!  Downloading!   Downloading!  Downloading!  Creia que o Brasil invadirá o mundo!   “À nossa imagem e semelhança”  Deus precisava fazer você igual a Ele por causa do seu desígnio.  

3.1.3  Domínio

Eu vou te contar um segredo.  Eu fiz uma pesquisa sobre anjos durante anos e descobri algo:  serafins são anjos estranhos. É por isso que eles têm muitos olhos por todo o corpo.  Vocês sabem por quê?  Porque os serafins sempre dizem o que eles vêem.  É por isso que os serafins nunca saem dos céus.  Estão sempre em redor de Deus, sempre na Sua presença.  E eles continuam olhando para Ele, pois têm olhos por toda parte: na cabeça, nas costas, nas asas, no peito, e eles vêem Deus constantemente.  E eles dizem o que eles veem.

Anjos estranhos…  O apóstolo João, quando foi aos céus, viu os serafins e os querubins. Mas foram os serafins quem lhe chamaram a atenção.  Tinham olhos por toda parte e sempre repetiam a mesma coisa: “Honra! Poder! Domínio! Louvor!  Honra! Poder! Domínio!  Louvor!  Honra! Poder! Domínio!  Louvor!  Honra! Poder! Domínio!  Louvor! …”   Eles olhavam para Deus e tudo o que diziam era:  “Honra! Poder! Domínio!  Louvor! …”   Por quê?  Porque é tudo quanto pertence a Deus!  Ele é poder!  Ele é domínio!

Deus disse: “Eu preciso fazer uma criatura que Eu possa dominar, uma criatura que tenha honra, que tenha poder…”  Ele olhou ao redor, e Ele não pôde encontrar nenhum material ali que possuísse honra e poder e domínio.  Então, Ele olhou para Si próprio e pensou:  “Está em mim!  Então ou vou pegar uma parte de mim e eu vou criar o homem parecido comigo.  E ele vai ter honra, poder e domínio…!

 Alguns de você não acreditam em mim.  Abra sua Bíblia em Salmos 8. Davi diz ali:

Oh, Senhor, meu Deus!  Como é majestoso o teu nome em toda a terra. Puseste a tua glória sobre os céus.  Dos lábios das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres calar o inimigo e vingativo. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: o que é o homem para que com ele te importes; o filho do homem, para que com ele te importes?  Contudo, tu o fizeste um pouco menor do que Deus, e de glória e de honra o coroaste. 

É como se o salmista perguntasse: “Por que Tu pensas tanto sobre nós?  Por que nós povoamos a Tua mente, Senhor? 

Porém, a palavra ANJOS está sendo utilizada de forma errada ali. O hebraico original é ELOHIM, se vocês consultarem a Bíblia original em hebraico. Honra, poder, domínio, louvor, tudo isso Tu deste ao homem.  Tu não precisas buscar a glória, nem a honra, pois tudo isso já está no teu sangue.  É por isso que o verdadeiro líder nunca é orgulhoso. O que você chama de grande, Ele chama de normal.  Ele te coroou, ou seja, Ele te deu a mesma coisa que está n’Ele:  Honra, poder, domínio sobre todas as obras da tua mão.

Diga ao teu vizinho: “Eu nasci para governar. O governo está no meu sangue. Liderança é uma coisa natural para mim.”   É por isso que você odeia quando te mandam fazer alguma coisa. [risos]  Vai contra a tua natureza, pois você é um dominador. É por isso que a tua esposa às vezes faz de conta que te obedece. [risos]  Afinal, tua esposa é um homem num corpo feminino!  Ela é um espírito!  Ela é como Deus!  [risos]

Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra. (Gênesis 1:26)

A palavra domínio é uma palavra hebraica: RADAH. Primeiro, esta palavra significa “reino”, significa “governar com soberania”. Esta palavra significa “poder”, “controle”, “autoridade”.  A primeira coisa que Deus deu ao homem foi a Sua imagem; a segunda, foi a Sua semelhança, e a terceira coisa que Ele deu foi “domínio”, para governar, controlar, ser mestre.  É uma palavra muito importante:  Deus te criou para te dar domínio, controle, governo, autoridade, liderança, poder.  Ser mestre sobre a Terra.

3.1.3.1  Domínio Específico

A todo ser humano foi dado o domínio. Quer dizer então que todo homem foi criado para ter domínio? Todo ser humano nasceu para ser mestre em alguma coisa?  Todo ser humano foi criado para ter controle sobre algo?  Mas observem que Deus especificou o que você teria que dominar: pássaros, peixes, animais, a terra e tudo que nela há, como plantas, árvores, tudo que se move rente ao chão.  Teria domínio, poder, controle, seria  mestre,…  

Vejam…  Essa é a ideia de Deus. Observe se o seu vizinho aí tem alguma pena no corpo. Será que ele tem alguma escama, nadadeira… Não tem?  Será que eles se parecem com algum animal?  Será que tem pêlos?  Preste atenção para ver se eles andam de quatro!  Não?  Então isso quer dizer que o seu vizinho não está na lista de seres e coisas a serem dominadas, controladas ou que se movem rente ao chão. 

Esta é a Filosofia de Deus.  Teu domínio, controle, governo, etc., foram dados por Deus para que você cuidasse dos seres vivos e das coisas da natureza, mas não dos seres humanos!  Liderança nunca foi dada para ser exercida sobre pessoas.  Jesus nunca controlou os discípulos. O Espírito Santo nunca vai te controlar. Deus nunca vai te controlar.  É por isso que você não para de pecar, pois Deus nunca vai violar a Sua própria lei.  O Espírito Santo apenas vai te convencer, mas nunca vai te controlar.

Você quer controlar as pessoas:  “Eu sou o Pastor!  Sente-se!”   Quem você pensa que é?  “Esta é a minha Igreja!”  Não é, não!  Liderança não é controlar pessoas.  Jesus nunca controlou um ser humano sequer.  Nunca!  Ele veio à Terra, e sabe o que Ele dominou?  ?  Árvores:  “Seque, figueira!”;  Peixes:  “Já para a rede!”  Ele era um verdadeiro líder e líderes não controlam pessoas; eles desenvolvem as pessoas. Líderes não intimidam as pessoas; eles inspiram as pessoas; Líderes não manipulam as pessoas; eles treinam as pessoas. Líderes não oprimem as pessoas; eles liberam as pessoas.  

Você é um líder?  Jesus disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na Terra…” (Mateus 28:18)  Se essa autoridade fosse dada à pessoa errada,… “Eu sou o Gerente! Senta todo mundo aí!  Vocês vão fazer o que eu digo!”  Eu sou o novo Pastor! Sentem-se e só abram a boca quando eu mandar!”  “Eu sou o Presbítero! Façam o que eu digo!  Eu tenho autoridade, agora!”  O que está acontecendo aqui é que você está doente! 

Jesus disse que toda a autoridade foi dada a Ele, não para te controlar, mas para te liberar. Vá, agora, a todo o mundo e controle o mundo! Não importa quantas pessoas você tem, mas quantas pessoas você lidera.  Se eles ainda continuam precisando de você, depois de 30 anos, você é um fracasso!   É mais importante sair mais cedo do que ficar demais.

Esta conferência de Liderança é a conferência mais importante de que você já participou, pois Deus está mudando a tua mente agora.

Domínio, pássaros, peixes, animais, plantas… não pessoas.  Então o que você tem que dirigir?  Esta é a pergunta.  Eu vou te dar o maior segredo da vida:  Eu tenho pesquisado sobre isso há 35 anos. Procure ler estes livros:  “Tornando-se um líder”, “A pessoa mais importante na Terra”, “O espírito de liderança”…   A tua grandeza está dentro de você!  O que você deve dirigir?  Você foi criado para ser líder numa área do seu dom!  Você foi criado para ser dominador, mas não de pessoas.  Em qualquer tentativa de oprimir, o espírito humano vai falhar, pois ele não foi criado para esse fim.  É por isso que escravidão nunca teve, nem terá sucesso.  Isso vai contra a natureza do ser humano.

3.2  ÁREA DE ATUAÇÃO

Você não foi criado para dominar pessoas, mas para dominar em uma área onde você tenha o dom. Encontre o teu dom e você encontrará a tua liderança.  É por isso que os verdadeiros líderes cultivam a liderança em outras pessoas. Você foi criado para liderar numa área onde tenha um dom e as pessoas são atraídas ao teu dom.

Assim, os verdadeiros líderes nunca buscam seguidores; os seguidores é que são atraídos aos verdadeiros líderes.  Você só deverá ser um líder na área onde tem dom. Tua liderança é o teu dom.

Estão entendendo, agora, por que todos são líderes?  É um líder para cada área específica.  Pare de buscar Liderança!  Busque e o teu dom, e a Liderança logo vai correr ao teu encontro.  Por que você veio a este lugar?  Foi por causa de um dom!  Qual é o teu dom?  Todo ser humano vem à Terra com um dom. A influência que você exerce está no teu dom.  Você foi mandado à Terra para influenciar a Terra com o teu dom.  Você é importante para a Terra.  Mesmo que os gregos digam que não, Jesus diz que você é! 

3.2.1  Emprego ou Trabalho?

Apesar do teu dom de liderança ter nascido com você, a nossa cultura não dá espaço para o teu dom. O que eles querem é que você arrume um emprego. O teu dom não é a tua capacidade.

É por isso que tem uma diferença entre o seu trabalho e o seu emprego. O seu emprego é o que eles pagam para você fazer e o seu trabalho é o que você nasceu para fazer.  Eles podem te mandar embora do emprego, mas não podem te mandar embora do teu dom!  Você pode se aposentar com o seu emprego, mas nunca se aposentar do seu dom.  O teu emprego vai pagar as tuas contas, o teu trabalho vai fazer você rico.  Assim, quando vem uma crise, ela vem para destruir o teu emprego, e é por isso que Deus te mandou aqui: para te proteger das crises.

Quando você sair daqui, você vai encontrar o seu dom. O teu dom te protege do teu emprego.  A Bíblia diz¨ “O dom de um homem cria espaço para ele no mundo.”   Cada um de vocês nasceu com um dom, que não pertence a você, mas a nós.

3.2.2  Liderança não é um negócio

Os discípulos de Jesus eram gregos (risos): Pedro Thiago, João, Mateus, Bartolomeu…  Todos eram gregos!  Eles viviam debaixo da influência dos romanos, da cultura grega.

Thiago e João disseram para a mãe deles: “Venha cá, mamãe! Precisamos te pedir uma coisa! Nós precisamos de uma posição de liderança! Diga ao Mestre que quando chegar ao governo, nos faça vice-presidentes. Nós estamos buscando posições de liderança. Peça a Ele, mamãe! Esqueça dos outros!  Nós não nos importamos com Pedro, Bartolomeu, Judas e os outros. Que se virem!  Nós é que queremos ser líderes, mamãe!”  (Mateus 20:17-28)

Ela veio até Jesus, bem imparcial como todas as mães, e disse: “Mestre, quando tu chegares ao Teu Reino, quando estabeleceres o Teu governo, lembra dos meus dois garotos, para que fiquem perto de Ti.  Vice-reis já está bom. Não conte para os outros!”  Jesus respondeu para aquela mulher: “Vocês sabem o que estão pedindo? Vocês estão me pedindo para violar a minha filosofia.”

Liderança… “Vocês tem ideia do que estão me pedindo?” Vocês estão fazendo o pedido errado!  Liderança não é coisa que se peça!  Vocês não devem pedir por posição!  Vocês não podem pedir para estar sobre pessoas…”  Isso é pensamento grego!  O que deveria pedir era o seguinte: “Será que nós podemos beber no copo que Tu bebes?”  A palavra hebraica “copo” significa “preço”, “custo”.  Não peça por posição, mas pergunte quanto isso vai te custar!   

No Reino de Deus não existe inveja. “Senhor, quanto custa sentar ali?”  Esta é a pergunta certa.  Quanto custa ser Silas Malafaia?  Quanto custa!”  Pergunte aos filhos dele, à esposa dele: “Quanto custa?”  Pare de ter inveja e pergunte o preço!  

3.3  DONS ENTERRADOS

O Senhor falou comigo, enquanto estava sentado ali, e me disse que esta noite Ele vai começar uma nova vida de liderança para vocês. Aleluia! Existe um dom dentro de você e o mundo está esperando pelo seu trabalho.  Você é um dom.  O mundo precisa do teu dom.  Se você quer ser grande, você não busca liderança, mas procura servir com o seu dom.  Só aí você será chamado de grande.  Só aí eles vão procurar por você, pois eles estão procurando pelos bons.  

Em cinco anos, alguns de vocês que estão nesta conferência vão explodir.  Cinco anos, apenas.  Seu nome vai ser grande em todo o mundo, por causa desta conferência.  Vocês têm estado amarrados pelas limitações do seu pensar.  [Olhando para Malafaia] Eu profetizo que o teu dom vai explodir esta semana e eles vão te conhecer na África, no Canadá, na Europa, nas Filipinas, Malásia… Eles vão te chamar, porque eles precisam do teu dom.  

E vocês, mulheres de Deus, os teus dons têm estado enterrados debaixo das tuas dúvidas, debaixo das opiniões das pessoas, mas esta noite, diz o Senhor, eu vou quebrar todas as barreiras, eu estou te libertando, e estou te liberando.  Ó mulher de Deus, se prepare para explodir. O teu dom vai alcançar milhões de pessoas. Aceite a tua liderança, neste dia!  Em nome de Jesus! 

Existe algo dentro de você que está mexendo… É o teu dom!  Ele está clamando: “Deixe-me sair!!!”  É por isso que eu sempre digo às pessoas que a parte mais rica na terra não são as minas de diamante da África do Sul, não são os poços de petróleo do mundo árabe, mas o cemitério. Por quê?  Porque, enterrados no cemitério, estão livros que nunca foram escritos, músicas que nunca foram tocadas, revistas que nunca foram publicadas, negócios que nunca foram abertos, ministérios que nem chegaram a nascer, estações de rádio que nunca foram ao ar…  

É por isso que eu tenho vindo ao Brasil e é por isso que vou continuar voltando. Sentados aí nas cadeiras estão pessoas que são candidatas a aumentar a riqueza do cemitério. Então eu estou vindo ao Brasil para te ajudar a morrer vazio.  [reação de avivamento na plateia]  Deixe o cemitério desapontado! Envergonhe o cemitério!  Não acrescente nada ao cemitério!  Diga ao seu vizinho:  “Morra vazio!”  Creia nos livros!  Não roube a próxima geração!  Comece esse negócio! Pare de proscratinar!  Comece agora!  Morra vazio, deixando seu dom para o mundo, e tendo a coragem de dizer:  “Está consumado!”  

Assim diz o Senhor:  “Ocupe-se com a minha missão!  Comece agora!  Eles não te conhecem, mas pensam que te conhecem. Você ainda vai ser manifestado.  Morra como o apóstolo Paulo: “Combati o bom combate…”  

Você tem um dom que pertence a nós.  Distribua conosco esse dom!  Aleluia! 

ATO PROFÉTICO

Tem um milagre acontecendo neste exato momento. Coloque sua mão sobre o seu estômago!  Santo Espírito, Ó Senhor, libera o dom em todas as pessoas.  Libera esse dom, Senhor!  Oh, Senhor, pela imposição de mãos… Deixe que a música apareça agora, deixe que os livros venham, que as unções venham, que o ministério venha, que os prédios venham, que os programas venham, que os produtos venham, que o ministério com jovens venha, que o ministério com as crianças venha!  Venha!  Saia!  

No ano que vem, vai acontecer! O que você falou, vai acontecer.  Deus vai começar o ano que vem nesta noite.  Eu acabei de ver!  Eu estava sentado ali na primeira fila, quando o Senhor disse:  “Eu vou começar o ano que vem, esta noite.”  Eu consegui ver o ano que vem esta noite! Vai acontecer um milagre para o ano que vem, esta noite.  [Ele pediu envelopes e uma pessoa da equipe de apoio entregou a ele cinco fardos de envelopes. Ele abraçou os pacotes e começou a soprar sobre eles] 

Liderança, sopre sobre isso aqui! Líderes que vão mudar o Brasil, para depois mudar o mundo… Eu libero a minha unção sobre esses envelopes… [Ele chama o Pastor Silas Malafaia] “Deus vai te surpreender!  

[Ato contínuo chama o Pastor Jabes de Alencar, o abraça e profetiza para ele:]  “Você estava certo. É o tempo para escrever. Prepare alguém para o teu lugar. Eu vou te levar ao redor do mundo, mas para isso você tem que estar livre.”  [Entrega um maço de envelopes também para ele também]  Isto é um milagre!  Você é parte de um milagre!

[Ele chama o Pastor Estevam Soares ao palco e profetiza]  “Os teus anos de espera para mudanças acabaram. A mudança chegou. Que o novo venha sobre ti!  [E lhe entrega um maço de envelopes, também. Chama o Pastor Ezequiel Teixeira e profetiza para ele]   “Agora, o teu corpo é o meu templo. Vou preservá-lo!  Não tenha medo de enfermidades! Você viverá até que você complete tudo. Minhas mãos estão sobre ti, para o bem.  Eu vou acrescentar-te tempo. Você fará mais em um ano do que fez em dez anos. Você vai produzir, você vai multiplicar. Você também tem que escrever! Tem tanta coisa dentro de ti!  As crianças que ainda não nasceram precisam do que você tem.  Escreva!”  [e entregou a ele o último maço de envelopes]

É um milagre aqui, esta noite…  Eu vejo o ano que vem começando esta noite.  Quem começa a boa obra, tem que acabá-la.  Então, esta noite, estes homens vão estar juntos no ano que vem.  Estes maços têm 100 envelopes cada um.  Vocês vão começar o ano que vem agora!  Então, 100 pessoas vão tocá-los, e quando fizerem isso, já estarão no ano que vem.  E a unção da minha vida virá sobre ti.  E vocês serão uma parte do milagre para o próximo ano.  

Cem pessoas virão aqui e darão mil reais.  [As pessoas foram vindo da platéia e foram pegando os envelopes das pessoas que estavam na plataforma] 

Isso é um milagre!  Por causa de vocês, mais quatro mil líderes virão no ano que vem!  Deus plantou uma semente na tua vida e você vai plantar uma semente na vida deles, também.  Isto aqui é para o ano que vem!  Porém, se o Senhor falar contigo para dar 5 mil, 10 mil, 20 mil, então você vem até mim para receber o seu envelope na minha mão. Os que vão dar mil, por favor, continuem vindo rapidamente.

Oh, isso é maravilhoso!  Alguns de você nunca semearam tanto.  Deus está dizendo: “Faça isso agora!”  Eu vi o milagre!  Saia do seu assento e venha!  Rapidamente!  Caso você esteja preenchendo um cheque, faça-o nominal para a “Associação Vitória em Cristo”. Caso seja através de cartão de crédito, há um stand para esse fim, da “Associação Vitória em Cristo”, no setor de venda de livros.  

[estamos cortando o tempo que levou para a arrecadação]

Já temos a informação do que foi recebido: Um milhão de reais.  Aleluia!  Deixe que o pobre diga: “Eu sou rico”. Se você tivesse que fazer uma promessa de mil reais, que não possui esta noite, venha também pegar o envelope, e depois você poderá cumprir essa decisão.  É plantar uma semente para o ano que vem.  2010 será um grande ano!  Coloque a mão no ombro do teu vizinho!  Ore pelo dom do teu vizinho!  (oração coletiva nas plateia)  Obrigado, Jesus!  Levante as mãos! Eu vou profetizar:

“Assim diz o Senhor:  Porque vocês vieram a esse lugar, com fome, Eu os vou encher. Porque você vieram com desejo de aprender, eu vou lhes ensinar. E porque vocês vieram passar tempo aqui comigo, Eu estou trabalhando em favor de vocês.  Quando vocês voltarem para o lar, tudo será mudado. Na tua ausência, estou fazendo um milagre. Então se alegrem, agora!  Enquanto você está aqui, eu estou trabalhando lá. Celebrem-me, agora!  Este é um novo começo para os meus filhos. Gritem!  Eu sou o vosso rei e vocês são os meus reis.  Regozigem-se!

4

COMPONENTES

DA LIDERANÇA

INTRODUÇÃO

Hoje eu estou triste, pois amanhã já estará terminada a nossa conferência e não estaremos mais juntos.  Ali está a minha esposa. Nós estamos casados há 30 anos e ainda estamos em lua-de-mel.  Eu agradeço a Deus pela vida da minha esposa, pois ela que é o meu estabilizador, a minha melhor amiga, minha sócia. Ela é um presente de Deus para mim e eu a amo com todo o meu coração.  

Jesus disse:  “Ame a tua esposa, como Cristo ama a Sua Esposa!”  Ele nunca nos disse: “Amem a Minha esposa!”   A verdade é que muitos pastores estão cometendo adultério com a Esposa de Cristo.  (murmúrios na plateia e tímidos aplausos depois)  Você gasta mais tempo com a Esposa de Cristo do que com a sua própria esposa. Muitas esposas de pastores estão deprimidas por causa disso. De hoje em diante, obedeça a Jesus: Vá para casa com a sua esposa! 

A razão pela qual muitas famílias estão sendo destruídas, famílias de pastores, a razão pela qual muitos dos filhos de pastores não estão perto de Deus, é porque você está amando preferencialmente a Esposa de Cristo.  E Jesus nunca lhe mandou fazer isso.  Somente Ele pode amar a Sua Esposa.  Vá para casa, então, gaste tempo com a sua esposa e faça-a feliz! Amém?  

Nesta última parte, eu não vou conseguir terminar esta série de palestras sobre Lideranças Servidora. Eu vou ter que voltar aqui para isso.  Mas eu te encorajo a comprar os livros que escrevi sobre o tema, pois líderes são leitores.  É preferível que você desligue a TV e leia um livro. Geralmente eu leio quatro livros por mês, porque eu preciso, pois sou um líder e preciso estar sempre aprendendo.  Eu Leio livros de temas variados, pois eu trabalho como conselheiro de líderes de governos, eu falo sobre Economia, desenvolvimento social, desenvolvimento cultural, Educação… Como eu aconselho líderes de governos, de universidades, então eu tenho que estar sempre aprendendo sobre tudo.

A maioria dos pastores não podem ser usados por Deus porque eles param de aprender.  É mais importante comprar um livro do que comprar comida.  Provérbios 4:7 diz que “A sabedoria é suprema.”    Então, se a sabedoria custa tudo o que você tem, adquira esse entendimento.  Se você tem cinquenta reais, você tem uma escolha: ou compra uma pizza ou compra um livro.  Se a Bíblia diz que você deve gastar tudo o que tem nisso, então não compre a pizza, mas o conhecimento.  Se você crescer, seu povo vai crescer também.  Afinal, você só vai poder ensinar aquilo que sabe, e o que você sabe nunca é o bastante.

Você foi criado para dominar. Assim como todos os seres humanos, você nasceu com a semente da grandeza dentro de você.  Deus cria uma pessoa e coloca dentro dela aquilo que ela deve produzir. O domínio se encontra dentro de você.  A habilidade para dominar, para governar, para liderar, para controlar está dentro de todo ser humano.

Nunca esqueça que você recebeu o dom de liderança; a tua semente é o teu dom;  o teu dom é a tua liderança;   você nasceu para liderar na área do seu dom.

Procure também não esquecer que você não nasceu para liderar pessoas, mas para liderar em uma área do teu dom, dom esse que atrai as pessoas.  Descubra o teu dom e você vai descobrir o teu desígnio e você vai descobrir a tua liderança.

4.1  DEFINIÇÃO FINAL DE LIDERANÇA

Eu quero te dar a minha definição de “Liderança”, definição que eu levei 30 anos para escrever:  “Liderança é a capacidade de influenciar pessoas através da inspiração gerada por uma paixão, motivado por uma visão que nasce através de uma convicção, produzida por um propósito.”  É uma longa sentença.

Eu já li 279 livros sobre Liderança, autores de todas as partes do mundo. Estudei na universidade sobre Liderança e tenho diploma sobre Liderança. Mas, apesar dos cinco diplomas universitários que tenho, eu não consegui encontrar uma boa definição, pois quem estuda Jesus Cristo e o Seu conceito sobre Liderança, não aceita mais nenhuma definição.

Então, eu resolvi escrever a minha própria definição.  Atualmente, milhões de pessoas citam essa definição que criei, como as universidades que têm adotado os meus livros. Eles dizem que a minha definição é a mais completa. Mas, afinal, o que é Liderança?  Olhe essa sentença!  Para se tornar um líder, você tem que virar a sentença de cabeça para baixo e aí você começa de baixo.  Vamos estudar isso!

O processo para se tornar um líder começa com um propósito. Então, você precisa descobrir qual é o seu propósito para a vida.  

4.1.1  Propósito

Propósito é descobrir a razão pela qual você nasceu.  Todos os líderes verdadeiros têm o senso de propósito. Eles descobrem um divino desígnio. Nelson Mandella, Martin Luther King… Pense sobre esses líderes!  Eles eram pessoas normais até que descobriram qual era o propósito principal para as suas vidas. O propósito, então, te leva a uma convicção. 

4.1.2  Convicção

Você nunca poderá ser um líder se não tiver convicção. Convicção é uma crença profunda na sua significância. O líder verdadeiro tem uma crença profunda de que eles nasceram para fazer algo pelo mundo E você nunca será um líder sem capturar sua convicção.

Crença profunda!  Você acredita que nasceu para fazer o que está fazendo?  Reflita sobre essa pergunta!  Você está pastoreando, você é um ministro, um homem de negócio, talvez um político…  A minha pergunta é:  Você crê que nasceu para fazer o que tem feito, ou isso é apenas um emprego?

Líderes não tem emprego, não tem uma carreira.  A vida que levam é que é a carreira deles!  Se você pode se aposentar daquilo que está fazendo, então você não encontrou o seu propósito ainda.  Os líderes são profundamente convictos:  “Eu tenho que fazer isso!”

Os líderes não têm escolhas.  Se você pode fazer outra coisa e está feliz, é porque você não encontrou a sua convicção ainda.  Líderes usam a seguinte expressão:  “Eu tenho…!”   “Eu preciso…!”  “Eu sou obrigado a…!”  Você já encontrou a sua convicção?  Ela vem do seu senso de propósito.

4.1.3  Visão

Quando você tem uma convicção, você começa a ver as imagens, e a isso chamamos de “visão”. Líderes podem ver a sua visão em imagens. Você tem uma visão? Um dia eu voltarei aqui para falar durante 4 dias apenas sobre “visão”. Sem visão você não será um líder.

Repito que Visão é ver o seu destino em imagem, é ver o futuro no momento presente,  é ver o seu propósito em cores.  Imagens…  Os líderes têm uma imagem da sua convicção que eles vêem.  O importante é que eles acreditam mais nas visões do que no presente.

É por isso que os verdadeiros líderes parecem pessoas estranhas: Crêem mais no futuro do que no presente.  Quando você vê a sua visão, o que vem a seguir é a paixão.

4.1.4  Paixão

Paixão é um desejo mais forte que a morte. Um desejo enorme!  Para se tornar um líder, você tem que ter paixão e isso está faltando na maioria dos líderes.  Sabem por quê?  É porque eles não têm visão, porque não têm convicção, porque não conhecem o propósito. Tudo o que eles têm é um emprego e um título pomposo, mas líderes são dirigidos por paixão!

Você já encontrou o motivo pelo qual você quer morrer por tal coisa? Os verdadeiros líderes são pessoas que não encontraram algo para eles viverem, mas encontraram algo que desejam até morrer por ela.  Você está disposto a morrer por aquilo que está fazendo?  Você está disposto a perder a sua vida para poder completar o seu desígnio?  

Jesus Cristo me impressiona. Quando Ele teve a Sua primeira reunião com os discípulos, vocês sabem para que foi?  Foi para dizer-lhes que Ele iria morrer.  Imaginem reunir a diretoria, na tua primeira reunião, e imediatamente dizer aos presentes:  “Eu vou morrer!”

Porém, você nunca vai viver até que você morra, pois líderes são pessoas mortas! Mahatma Gandhi nunca freqüentou um curso de liderança, nunca foi a uma universidade para aprender sobre isso, mas ele libertou a Índia do Império Britânico.  Como?  Ele estava desejoso até de morrer, para levar a cabo o seu intento. Ele passava até fome, por causa da sua convicção.  E ele pregava: “A Índia não pode ser oprimida pelos britânicos colonialistas. Nós temos que ficar livres. Ele foi preso e estava disposto até a morrer.

Gandhi foi um dos precursores da “guerra de fome”. Estava magérrimo numa cama, parecendo um defunto, mas não aceitava a comida que lhe ofereciam. Declarava não querer comer até que seu povo ficasse livre.

Que tipo de pastor é você?  Os verdadeiros líderes não encontraram um alvo para que eles pudessem viver por aquilo, mas encontraram algo para morrer por aquilo.  Você nunca vai ser um líder até que encontre algo que possa morrer por aquilo.

É isso que separa líderes de gerentes. Enquanto os gerentes trabalham para a companhia, líderes trabalham para o seu propósito; enquanto gerentes são contratados, líderes são designados, são vítimas da visão.

Jesus disse: “Não confie nos trabalhadores que você contrata!” Quando vierem os lobos para matarem as ovelhas, os seus contratados fugirão da responsabilidade, mas o seu pastor morrerá pelas ovelhas. Você é um pastor apenas porque tem um salário? Você continuaria a ser pastor, se as pessoas não pudessem te pagar?  Você tem uma visão sobre a sua cidade, sobre a sua vizinhança?  Você crê que nasceu para mudar a sociedade em que vive, ou está apenas trabalhando por um salário?  Então, você não é um líder, mas um gerente, apenas!  Quando for para casa, encontre aquela causa que você está disposto a morrer por ela!  Então, nascerá ali um líder.

Liderança…  Isso é o que precisamos para esta nação, hoje!  Precisamos de políticos que creiam que nasceram para melhorar o Brasil e que deveriam trabalhar até morrer pelo Brasil! Os verdadeiros líderes nunca buscam o poder, mas buscam o propósito. Os verdadeiros líderes não buscam votos, mas a visão.

Você é um líder?  Onde está a sua paixão?  Paixão é um desejo maior do que a oposição, maior do que a crítica. A única forma de conseguir sucesso em liderança é quando se tem paixão.  Quando as pessoas te atacam, é a tua paixão quem vai te salvar!  Quando todo mundo discorda de você, a tua paixão vai te proteger!

Eu creio nisso!  A tua paixão te dá o poder para ir sozinho!  A tua paixão é contagiosa! As pessoas vão te seguir quando virem que você está lutando até morrer, que está se sacrificando!  Você é um líder ou um gerente?  Você tem uma visão ou apenas um emprego?  

4.1.5  Inspiração

Essa é a parte mais importante da liderança. Inspiração é a força da liderança, é a chave para a liderança, é o propósito para a liderança. Quando você tem paixão, é porque você está inspirado.  Se você não consegue inspirar as pessoas, você vai ter que lançar mão da manipulação sobre elas. A maior parte das pessoas que vocês chamam de líderes não são líderes verdadeiros, mas manipuladores profissionais.

Inspirar pessoas quer dizer que você traz vida para dentro delas.  É a sua paixão, o sopro da sua liderança!  Você manipula as pessoas da sua Igreja?  Por acaso você fala assim:  “Eu sou o pastor!”  “Eu sou o homem de Deus!”   “Eu te proíbo a ir em outras Igrejas desta cidade!”  “Se for, não volte mais aqui!”  Isso não é liderança, mas manipulação!  Você é um ditador!  

Líderes nunca manipulam; eles inspiram!” Como? Pela paixão, pelo desejo até de morrer por aquilo em que creem!  Você é um líder?  Você inspira seus membros pela sua ética de trabalho?  Você trabalha mais arduamente do que os seus membros?  Eles conseguem enxergar isso?

Este homem (apontando para Malafaia), eu garanto, ele acorda mais cedo do que seus membros, e é o último a ir para a cama.  Isso é porque o líder paga o preço mais alto.  Nunca tenham inveja dos seus líderes, pois vocês não conhecem o preço que eles estão pagando!  Se você quer uma boa vida, não se torne um líder!  Se você é pastor porque quer uma boa vida, eu te ordeno: Desista e pare agora!

Inspiração vem da paixão; paixão vem do sacrifício.  Jesus repetia toda semana para os Seus discípulos: “Eu vou morrer!”  “Eu vou morrer!”  Toda semana Ele repetia isso.  Um dia, Pedro disse: “Mestre, pare de dizer isso!”  E Jesus lhe interpelou imediatamente:  “Você está cheio de demônios!  Saiam!!!”  “Eu vou morrer por isso!”  

Será que você consegue enxergar a mesma coisa que Ele?  Você só consegue inspirar alguém quando tem paixão!  Quando você inspira as pessoas, você não precisa controlá-las, oprimi-las!”   Os verdadeiros líderes nunca oprimem!  Nunca controlam as pessoas!  É por isso que todos no mundo respeitam Nelson Mandella!  Ele nunca fez um curso de liderança, nunca estudou sobre liderança num curso universitário, nunca freqüentou um curso sobre gerenciamento!  Então, o que foi que ele fez?  Ele encontrou um propósito, por causa de uma convicção, que produziu uma visão e, na África do Sul, ele disse: “Eu vejo! É possível!  Eu estou pronto a morrer por essa missão! “  Ele era um advogado e foi colocado na prisão por 25 anos!  

Paixão!  Paixão!  A sua paixão o colocou na prisão, e a sua paixão inspirou o mundo!  E todos o seguiram!  Entendeu, agora, porque ninguém está te seguindo? (murmúrios na plateia)  Liderança atrai!  Jesus disse aos Seus discípulos: “Vocês querem me deixar? Então podem ir embora, porque eu não estou aqui por causa de vocês. Eu estou aqui por causa de um propósito!”   E Pedro disse:  “Para onde poderemos ir, Senhor? Tu tens as palavras que nos dão vida!”   É como se dissesse: “Nós deixamos nossa família, nossos negócios, porque Tu nos inspiraste!”.

Sabe por que a tua Igreja não está crescendo?  É porque ela não passa de um emprego para você.  Você está tão preocupado em pregar, que você não tem uma visão!  Então vá para casa e encontre a sua!  Só assim você vai conseguir atrair as pessoas com a sua visão!

4.1.6  Influência

O teu propósito te dá uma convicção; convicção te dá uma visão;  visão te dá paixão; paixão te dá uma inspiração.  E quando você inspira as pessoas, você pode influenciá-las!  Foi assim que você veio parar aqui: você deixou a sua casa, seus negócios, sua Igreja, seu ministério, e fez todo esse caminho para chegar aqui e ficar três dias e meio porque foi inspirado.  Assim, compreendemos que você está debaixo da influência da “Associação Vitória em Cristo.”  Você foi inspirado pela paixão do Pr. Silas enquanto assistia seus programas pela televisão.  Ele está investindo sua vida, seu dinheiro, seu tempo, seus filhos, sua família…  Ele está inspirando você!

Sacrifício…  Jesus disse as seguintes palavras: “Se qualquer homem pretende me seguir, precisa antes perder a sua vida e só assim vai encontrá-la, mas se salvar a sua vida, ele vai perdê-la.”  Quer dizer:  se você preservar a sua vida, você nunca ficará em paz.  Porém, se você estiver pronto para morrer, você vai salvar a sua vida!  Diga ao seu vizinho: “Encontre algo pelo qual você morrerá por ele!”  

A forma mais pura de liderança é a influência através da inspiração e a inspiração é o oposto de intimidação. E dizemos mais uma vez: Líderes nunca intimidam as pessoas; eles inspiram as pessoas!  Se o teu povo está com medo de você, você não é um líder, mas um ditador!  [murmúrios na plateia]  Se os filhos correm quando você chega, você é um fracasso!  Se os teus membros estão intimidados por você, então você não é um líder; é um ditador, um intimidador!  Como fazer para inspirar as pessoas?  Externando a sua paixão!

Inspiração é um depósito divino.  A palavra INSPIRAÇÃO, na Bíblia, reflete um conceito hebraico, que quer dizer “Deus soprando”.  É o sopro de Deus!  Então, quando se diz que alguém está inspirando outras pessoas, quer dizer que está soprando o sopro de Deus para a outra pessoa.  

É por isso que os líderes são considerados pessoas estranhas…  Todos vocês são como um balão de festa. Deus te pega, assopra e vai te enchendo….  É aí que você fica cheio do sopro de Deus, que em português nós chamamos de INSPIRAÇÃO. Nesse sopro se mistura sonhos, tua visão…  

Como um balão! Em todo lugar que você for, as pessoas te pressionam, te apertam e o que sai de você é a sua visão!  Sempre que eles te pressionam, tua visão sai, se exterioriza.   É por isso que certos líderes ficam muito irritados quando alguém os apertam para saber o que está no seu interior.  Se não tem nada lá, eles vão sempre dizem as mesmas coisas, repetindo, repetindo… Dez anos depois, e a repetição não muda.  Vem o descrédito…

Do que você está cheio, afinal?  Você está sempre mudando a sua visão, mostrando seus programas, você vai para os Estados Unidos e imita os americanos,  você assiste ao Pr. Benny Hinn na TV e diz: “Eu vou ser como ele!”  É… você não tem visão alguma!  Procura trabalhar em cima da visão dos outros!  

Encontre a sua própria visão!  Descubra a sua própria paixão! Ore para que Deus assopre dentro de você!  Você pode aprender dos outros, mas não deve tentar se tornar um deles!  Seja você mesmo!  Descubra teu próprio desígnio!

Grandes líderes empregam outros; os maiores líderes enviam outros. Em outras palavras, o verdadeiro líder conduz outros à liderança. Os verdadeiros líderes estão mais preocupados em expressarem a si próprios do que provarem a si próprios. Os verdadeiros líderes declaram sua dependência da expectativa dos outros.  

Por favor, comprem os DVDs que estão sendo gravados nesta conferência, pois tenho certeza de que vocês não vão conseguir se lembrar da maioria das coisas que estou dizendo aqui.  Os verdadeiros líderes sentem-se livres da opinião dos outros. Se você vive para agradar ao seu povo, você não é um líder; você é um político.

Jesus disse:  “Eu não busco aprovação de homens, mas vim para agradar à vontade de meu Pai, que me enviou.”   Mesmo que o povo discorde de você, não quer dizer que você está errado.  É bom ficar claro que toda visão primeiro vai passar por uma oposição, e oposição é um sinal de que você está certo.  Todas as grandes visões tem um que crê, primeiramente. Tenha certeza de que você nunca será totalmente aceito, até que você seja totalmente rejeitado.  Se você sente como se estivesse sozinho, isso prova que você é um líder. Os verdadeiros líderes sempre estão sozinhos.

Solidão é um sinal de impacto.  Observe que as águias nunca vivem em grupos; não se juntam com outras.  Mas os pombos estão sempre juntos!  Você é um pombo ou uma águia?  Veja que as águias são os líderes dos pássaros, conseguem voar a cinco milhas de altura. Quando a águia está voando naquela altura, o único pássaro que ela poderá encontrar naquele nível será outra águia.  Então, se você está sempre se esbarrando em pombos, é porque o seu vôo está muito baixo.  Não tenha a companhia de um pombo, se você é um líder!  Fique com as águias.  Essa conferência é um ajuntamento de águias!  (aplausos na plateia)  Aleluia!  Então, se você se sente só nesse sonho louco, bem-vindo ao ninho das águias!  

Então, se você quer ter sucesso, não fique em companhia de pessoas que falham!  Líderes ficam com líderes!  Sonhadores ficam com sonhadores!  Você fez bem em vir para esta conferência, deixando os pombos em casa e vindo para o convívio de outras águias.  Diga ao teu vizinho: “Eu sou uma águia!  Se você é um pombo, está sentado no lugar errado!”  [risos]

Paixão!  Convicção!  Visão!  Inspiração!  Influência!  Liderança!  

5

CONSIDERAÇÕES

FINAIS

Os verdadeiros líderes nunca buscam seguidores. Jesus atraiu milhares de pessoas;  Nelson Mandella atraiu milhares de pessoas;  Martin Luther King atraiu milhares de pessoas;  Madre Tereza de Calcuttá atraiu milhares de pessoas…  Isso aconteceu porque os seguidores são atraídos pela tua paixão!  É por isso que quando você começa o seu ministério é sempre difícil, mas é necessário.  A luta que você está atravessando está te qualificando para ser seguido!   A luta que você está encarando é para testar a tua própria convicção!  E se você diz que Deus falou contigo para fazer algo, então a vida vai testar tal coisa!

É por isso que antes de você se tornar rico, você sempre vai ser falido. Todo multimilionário tem uma história de falência para contar e todo grande ministério tem uma história de falência.  Se você está falido agora, se nada está funcionando, é porque você está se preparando para o grande futuro.  Nunca confie num homem que não tem história.  Você está se qualificando para ter seguidores e é por isso que a coisa está difícil! 

Eu quero te ensinar um princípio de liderança. Pedro se tornou líder em um dia. Pedro disse ao Mestre:  “Jesus, eles não vão te matar!  Eu vou morrer para Te proteger!”  “Jesus, eu Te amo! Eles não vão Te matar!  Eu vou morrer, eu vou lutar, mas eles não vão te matar!  Eu vou morrer por Ti!”  

Jesus sorriu…  “Pedro, oh, Pedro! Você nunca deveria ter dito isso, porque neste Reino, sempre que você faz uma declaração, ela tem que ter um destino!”   E Jesus disse a Pedro:  “Satanás está te mandando o teu teste, mas fique sabendo que Deus não precisa nos testar, pois Ele nos conhece. Nós não nos conhecemos.  

Então Deus contratou alguém para te testar e o nome dessa pessoa é Satanás. Deus não tenta homem algum.  Deus disse que Satanás é o velho tentador, que o contratou para te desenvolver.  [risos]  Ele não pode te destruir; ele apenas melhora você!  Lembre-se disso!  

Satanás pediu para testar o que você disse, mas Jesus disse a Pedro: “Pedro, quando ele te testar, Eu não posso pará-lo, porque esse é o princípio. Mas eu orei por ti, para que a tua fé, a tua convicção, a tua crença permaneçam intactas!

Então, por que você está tendo tanta dificuldade?  Você tem uma grande boca!  Tudo o que você disse, tudo o que você declarou vai ser testado!  “Eu vou construir um novo prédio!”  E Satanás se meteu:  “Senhor, Tu ouviste isso?  Eu quero testar isso!”   “Eu vou ser dono de um canal de televisão!”  “Senhor, ouviste isso?  Eu vou fazer um teste!”  “A minha Igreja vai crescer!”  “Senhor, eu vou testar isso também!”  E Jesus disse: “Mas eu já orei por ti e a tua fé não vai falhar.  Você vai passar no teste e Eu vou te ver no outro lado do teste!”  

Ontem o Pr. Silas anunciou aqui que voltaremos a este local em 2010 e que isso vai custar em torno de quatro mil. Satanás logo deve ter se metido: “Senhor, ouviste isso que o Silas disse?  Eu vou testá-lo!”  (olhando para Pr. Silas)  Esteja preparado, pastor, mas pode celebrar, pois Ele já orou por ti. A tua fé não vai falhar e você vai fortalecer o teu propósito!  Quanto maior a tua confissão, maior o teste, e maior a vitória. 

Fique com isso!  Eu tenho tanto mais para dizer, mas o tempo acabou!  Verdadeiros líderes são pessoas simples que decidem ser o que são e descobrem a si próprios. Descubram o seu dom, descubram a sua paixão, redescubram a sua visão e dediquem-se a morrer por ela e Deus vai te dar vida através dela e muitos virão através de você.  Você nasceu para liderar!

Deixe-me encerrar com aquele versículo de Mateus, que já mencionamos anteriormente. No ano que vem nós vamos começar aqui, por ele.  Descreve aquela situação em que a mãe de Tiago e João foi procurar Jesus para garantir posições de liderança para seus dois filhos.  “Dê aos meus dois filhos posições de liderança. Dê a eles poder de liderança, autoridade de liderança. Por isso eu oro, Senhor.”

Jesus respondeu com as seguintes palavras:

Na verdade, bebereis o meu cálice, mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence concedê-lo. Esses lugares pertencem àqueles a quem meu Pai os preparou.  (Mateus 20:23)

As pessoas dizem há séculos que Jesus pode fazer qualquer coisa. Isso não é verdade!  Como se vê, Jesus não escolhe lugares de liderança, pois isso já está preparado.  Você não pode orar pela posição de outras pessoas!  Nem a Jesus!

Então, nunca ore para ser o Pr. Silas, ou para ser o Dr. Myles!  O lugar preparado para você já está designado, não dependendo de sua intercessão por isso.  Assim como você não pode tomar a posição de outras pessoas, outras pessoas não poderão tomar a sua.

É por isso que não pode existir competição no Reino de Deus, nem razão para se ter inveja dos outros. Seja você mesmo!  Existe uma posição de liderança para você e ninguém pode tomá-la!  Relaxe! Não se preocupe com as pessoas que estão querendo competir contigo!  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MUNROE, Myles. O propósito da liderança servidora. Conferência realizada no Monte Real Resort Hotel, em Águas de Lindóia/SP, de 26 a 30 de outubro de 2009, uma realização da ESLAVEC – Escola de Líderes Associação Vitória em Cristo. 2009. 

SUA PESQUISA.COM.  Formulários e pesquisa on line.  Disponível em:  www.suapesquisa.com.br.   Acesso em:  24mar.2010

WIKIPEDIA, a enciclopédia livre.  Disponível em www.wikipedia.com.br. Aesso em 24mar.2010.

Ministrante do Congresso

Dr. Myles Munroe

Adaptação e Montagem:  

Prof. Walmir Damiani Corrêa (2010)

Todos os créditos e compilação de: https://www.elevados.com.br

Anúncios

Deixe uma resposta