Nossa História

Thomé Eliziário Tavares Filho (10/06/1951; Parintins/AM) – Apóstolo da Missão Apostólica Sem Fronteiras (MASF), com sede administrativa em Manaus/AM, iniciada em 2007, com um grupo familiar em sua residência. A MASF-Brasil possui onze congregações em Manaus, três no Rio de Janeiro/RJ, uma em Fonte Boa e uma em Careiro/AM; em breve também em Lábrea, Ceará e outra em Manaus.
Thomé serviu no Primeiro Batalhão de Infantaria da Selva em Manaus, e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua carreira acadêmica. Bacharel em Teologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil no Rio de Janeiro em 1976, e Licenciatura em Filosofia na Universidade Federal de São João del Rei/MG em 1977. Mestrado em Psicologia Social na Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro em 1979. Bacharel em Psicanálise Clínica na Academia Brasileira de Psicanálise Clínica no Rio de Janeiro em 1995. Em 1994, migrou para a Universidad de Santiago de Compostela/Espanha, onde concluiu o Doutorado em Psicologia Social em 1998, revalidado na Universidade Nacional de Brasília. Possui também Pós-graduação Lato Senso de Especialização em Filosofia Clínica pelo Instituto Parckter do Brasil em Porto Alegre/RS em 2000, Pós-graduação Lato Senso de Especialização em Psicopedagogia Clínica pela Universidade Cândido Mendes no Rio de Janeiro em 2005, e Pós-Doutorado em Psicologia Social na Universidade Católica de Petrópolis em 2014. Ingressou na carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 1986, chegando a atuar na chefia do Departamento de Teorias e Fundamentos e na Coordenação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação. Em fevereiro de 2000, foi redistribuído para a Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordenou o Programa de Educação Especial e Inclusiva. Em 2006 retornou ao quadro permanente ativo da carreira do magistério superior da UFAM, alcançando a titulação de Professor Associado IV. É organizador do Programa de Estudos e Pesquisas em Condutas Típicas, Educação e Cidadania, da Faculdade de Educação da UFAM. É autor de livros, ensaios e artigos publicados a nível nacional e internacional. Entre seus livros, estão Manual de Habilidades para ViverTranstornos Mentais e Cura Interior.

conclusão do bacharel em teologia, de meados de 1976 a 1978, No Seminário Teológico Batista do Sul

Após o seminário e durante o Mestrado, Thomé pastoreou a Igreja Batista em Vila Santa Teresa no Rio de Janeiro. Retornando ao Amazonas, atuou como coordenador do Projeto de Missões Urbanas em Manaus (1980-82), em convênio entre a Convenção Batista do Amazonas (CBA) e a Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, implantando dezenas de igrejas nos bairros da periferia da Grande Manaus; depois, entre 1982 e 1990 atuou como Secretário Executivo da CBA, implantando pólos missionários em Tabatinga, Carauari, Tefé, São Gabriel da Cachoeira, Manicoré, e outras localidades, firmando também convênios com convenções americanas dos estados do Texas, Arkansas e Alabama. De 1995 a 1997, foi o pastor presidente da Igreja Batista Monte Horebe em Manaus. De 1995 a 1997, foi presidente da Convenção Batista do Amazonas. Nos exercícios de 1985, 1987 e 1990 foi presidente da Ordem dos Pastores da CBA. De 1988 a 1999, foi presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (OMEAM); entre 1998-1999 presidiu a Associação Evangélica Brasileira – Secção do Amazonas. Foi pastor titular da Segunda Igreja Batista de Manaus de 1989 a 2000. Quando transferido para a UFF, entre junho de 2000 e fevereiro de 2006, pastoreou a Segunda Igreja Batista em Rocha Miranda (SIBROM), desenvolvendo projetos de evangelização e discipulado entre os morros e favelas na região do Grande Rio.
Redistribuído para a UFAM, fundou a MASF, voltada a alcançar as regiões mais marginalizadas e carentes de Manaus e desenvolver projetos sociais de qualidade de vida, em parceria com órgãos públicos. Além dos núcleos de evangelização familiar em vários bairros, também dedicam-se à evangelização entre os indígenas. Em 2015, o Conselho de Coordenação e Planejamento da MASF-BRASIL por orientação apostólica, aboliu o conceito de Igreja Sede, e desde então a Missão tem escritório central em Manaus, gerenciando todas as ações administrativas e ministeriais. Dirige a Editora Edições Sem Fronteiras, fundada em 2012. Dr. Thomé foi casado com a Pastora Ana Lídia Mendes Tavares, advogada, e tiveram dois filhos (Eduardo e Pr. Bruno) e quatro netos. Pra. Ana Lídia partiu para o Senhor em 30 de outubro de 2004.

Em 4 de fevereiro de 2006, casou-se com a Bispa Ariza Maria Moncada de Carvalho Tavares (15/04/1985; Rio de Janeiro/RJ). Ariza é formada em Teologia, em Psicologia Clínica pela Faculdade Martha Falcão em 2010, em Pedagogia pela ULBRA Manaus em 2010, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes, e Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis em 2017. Trabalhou como psicóloga no Núcleo de Conciliação das Varas de Família em Manaus e como professora universitária na UFAM em 2012, e desde novembro de 2013 como psicóloga pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro. Residem no Rio de Janeiro desde dezembro de 2012. Em janeiro de 2017, fundou o Instituto de Orientação e Pesquisa (ISOP), do qual é diretor, instituição acadêmica que orienta e publica pesquisas em nível de graduação e pós graduação, além de promover cursos e treinamentos. 
Dr. Thomé recebeu a ordenação apostólica em julho de 2010, no Hotel Taj Mahal em Manaus, através do Apóstolo Parfhio Moraes e outros ministros. 
A MASF Brasil também conta com os Apóstolos Yves Marcel Garcia e Deuzarina Tavares. Com os Bispos Carlos Carvalhos, Creuza Tavares, Quécia Brandão Garcia e Francisca Devezas, e uma geração Abençoada de Pastores e Pastoras que são lideres nas varias congregações em Manaus. Conheça aqui, acesse: https://masfmd4.com/galeria-de-lideres-2/
Veja uma foto do Ap. Thomé em Fotos Apostólicas 3.